Parceiros podem ser extremamente úteis ou carismáticos nos jogos. É o caso de Tails, da série Sonic the Hedgehog, e Ellie, que viria a se tornar até protagonista no segundo The Last of Us. Contudo, existe um companheiro dos jogos que é frequentemente subestimado.

LEIA MAIS

Muitos antes de histórias complexas se tornarem quase regra na indústria, com personagens bem desenvolvidos para todos os lados, existiam os jogos de porradaria e de ninjas. Neles, apenas uma coisa importava: derrubar organizações criminosas genéricas, que estavam lá apenas para proporcionar algum desafio.

Protagonista de Shadow Dancer ao lado do cachorro.
SEGA.

Dentro desse gênero, ou até um pouco distante dele (mas ainda com ação em 2D), existiam os jogos de ninja. Especificamente, os da série Shinobi, que eram muito populares no Mega Drive. Outra referência nesse estilo é o famoso Ninja Gaiden, mas essa franquia fica para outro dia.

Existe um jogo da série Shinobi chamado Shadow Dancer: The Secret of Shinobi. Nele, os jogadores não apenas controlam o protagonista como também contam com a ajuda de um cachorro lendário: Yamato. Olhando em retrospecto, é impressionante que dois personagens tão bem feitos, para a época, estivessem ao nosso dispor constantemente no título, que foi lançado em 1990.

Cachorro atacando em Shadow Dancer.
SEGA.

Yamato anda ao nosso lado durante todas as fases, sendo deixado de lado somente nas batalhas contra chefe. Segurando o botão de ataque, jogadores podem fazer com que Yamato imobilize um inimigo que esteja no nosso campo de visão.

O cachorro não tem utilidade que vá além desse simples movimento, mas ele merece ser lembrado como uma espécie de pioneiro dentre os companheiros dos jogos. Aliás, quando ele sofria dano, Yamato voltava a ser um filhotinho e ficava ainda mais fofo. Era sensacional.

Cachorro se torna filhote após ser atingido no jogo.
SEGA.

Shadow Dancer, um clássico do Mega Drive, está disponível no Steam por menos de R$ 3,00. O jogo também faz parte da coleção SEGA Genesis Classics.