Não é difícil encontrar pessoas completamente apaixonadas por Final Fantasy IX. Um dos principais motivos para que exista esse fascínio, inclusive, está na história contada no clássico da SquareSoft (atualmente, Square Enix).

Bom, não é segredo que as histórias de quase todos os Final Fantasy são preciosas para muitos fãs. No entanto, um dos aspectos que torna FFIX especial para tantas pessoas é a aparente despretensão de um enredo que, conforme o tempo passa, se torna mais profundo do que parecia.
Essa leveza na maneira como muitos dos personagens são apresentados e desenvolvidos se faz particularmente notável nos chamados Active Time Events — cenas opcionais que mostram onde estão e o que estão fazendo os demais membros do grupo ou mesmo personagens não jogáveis distantes.

Absolutamente fantástico como maneira de desenvolver personagens fora de cena ou mesmo não distanciar os jogadores da história durante a exploração, os ATEs são uma espécie de prêmio para quem realmente gosta dos personagens e do mundo em que eles vivem.
Como muitos outros Final Fantasy antigos, FFIX traz câmeras fixas. Portanto, ao andar com os personagens para além das bordas de determinado cenário, existe uma pequena transição entre um ambiente e outro.

Normalmente, é após essas transições que surgem os avisos de ATEs, e, na boa, é quase impossível ignorar deliberadamente a existência de outra cena se desenvolvendo naquele mesmo instante com outro personagem. Por mais boba que seja a cena em questão, isso ajuda a dar vida para quem não está por perto. Nos lembra de que os protagonistas, Zidane e Garnet, não são os únicos que importam. O mundo existe para além daqueles que controlamos.

O fator que comprova o carinho dos desenvolvedores com os ATEs é o fato de que cada uma daquelas cenas opcionais, com segundos de duração, possui um título. Então, seja para ouvir um vilão anunciando em voz alta o que fez de errado ou para ver Steiner lamentando sobre a própria incapacidade de controlar a princesa, houve a preocupação de situar aquela ação.
LEIA MAIS
- Final Fantasy: O principal erro dos jogos clássicos
- Final Fantasy: 5 músicas que todos os fãs precisam ouvir
- Final Fantasy: Os melhores spin-offs da franquia
Mesmo os jogadores mais apressados com terminar logo a campanha podem acabar sendo capturados pelos cativantes ATEs. Afinal, são eles que ajudam a tornar aquele mundo tão cativante e aqueles personagens tão cheios de vida.
Final Fantasy IX pode ser encontrado nas lojas de PS5, PS4, Xbox Series, Xbox One, Nintendo Switch, PC e dispositivos móveis.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!