Jogos de Dragon Ball existem há quase tanto tempo quanto a franquia em si. Desde o Super Nintendo até consoles modernos, fãs da obra de Akira Toriyama puderam e podem reviver os acontecimentos da história de Goku em uma infinidade de títulos.

LEIA MAIS

Nesta matéria, realizada durante o Dia do Goku em 2022, trazemos cinco jogos clássicos de Dragon Ball que você com certeza já jogou ou ouviu falar, mas pode não se lembrar tão bem. Deixamos de lado os títulos mais óbvios, como Budokai e Budokai Tenkaichi.

Dragon Ball Z: Super Saiya Densetsu

Tien lutando.

Lá em 1992, Dragon Ball Z: Super Saiya Densetsu, primeiro RPG de ação do que viria a se tornar toda uma série de jogos, foi lançado para Super Nintendo.

Olhando, hoje, para esse passado distante, estamos falando de um jogo excelente na maneira como encontrou um meio de narrar a história por uma perspectiva única.

Os sistemas de combate talvez fossem confusos para muitas pessoas que só tiveram acesso à versão em japonês, mas é título jogo digno de atenção e estudo pelos fãs mais apaixonados.

Aliás, caso você esteja se perguntando, o título vinha com a palavra "Saiya" mesmo, sem o "n".

Tose/Bandai.

Dragon Ball Z: Super Butōden

Gohan adolescente.

Ainda no Super Nintendo, em 1993, o primeiro jogo da série Dragon Ball Z: Super Butōden foi lançado. Com sistema de combate digno da franquia, para a época, e um estilo próprio de contar a história de Goku, esses games eram a melhor opção para fãs do gênero luta que também gostavam de DBZ. 

Tose, Bandai.

Dragon Ball Z: Ultimate Battle 22

Gogeta e Trunks.

A evolução natural dos jogos de luta lançados no Super Nintendo tomou forma como Dragon Ball Z: Ultimate Battle 22, lançado em 1995 para o primeiro PlayStation.

Com uma tela de seleção de personagem que você com certeza se lembrou só de bater o olho, trata-se de um dos três grandes jogos do PS1: Dragon Ball Z: Legens e Dragon Ball GT: Final Bout (amplamente amado) são os outros dois.

Aliás, você se lembra de Legends? 

Tose/Atari/Bandai.

Dragon Ball Z: Legends

Piccolo e Gohan contra Nappa.

Clássico absoluto do primeiro PlayStation, Dragon Ball Z: Legends, de 1996, era um jogo muito peculiar.

Com câmera distante dos personagens e a opção de colocar muitos lutadores para brigar simultaneamente, esse game pode parecer muito feio, hoje em dia, mas contava a história clássica de maneira espetacular e funcionava de forma extremamente original.

A liberdade para voar pelos cenários, os mais de 30 personagens jogáveis com transformações, o estilo do modo história. Esse jogo é e sobre será um clássico, por pior que tenha envelhecido. 

Tose/Bandai/B.B. Studio.

Dragon Ball Z: Sagas

Goku carregando Ki.

Por fim, temos um jogo diferente de tudo o que vimos nesta lista.

Com direito a pequenas cápsulas que jogadores podem coletar nos cenários, como se fossem moedas de Super Mario, Dragon Ball Z: Sagas, de 2005, recontava quase toda a história de Dragon Ball Z, indo da saga dos Saiyajin até a de Cell.

Infelizmente, o jogo parava antes de Majin Boo, o que é uma pena considerando quão divertido seria teria ter uma barra de transformação ainda maior. Ainda assim, para fãs que queriam um jogo de aventura com batalhas épicas e cooperativo local, era extremamente divertido.

Atari.