Quando Resident Evil 2 (2019) foi lançado, o Tirano (mais conhecido como Mr. X) apresentava uma grande ameaça. Afinal, diferente de sua contraparte na versão original de Resident Evil 2 (1998), o novo perseguidor era relativamente mais rápido, mais agressivo e, principalmente, mais esperto; graças aos aprimoramentos em sua inteligência artificial e programação.

Então, com o anúncio oficial de Resident Evil 3 (2020), a expectativa para conferir como a Capcom adaptaria Nemesis nesta versão modernizada de Resident Evil 3: Nemesis (1999), era ainda maior. Se o perseguidor do remake do segundo jogo já era bastante ameaçador, imagine como seria o monstrengo icônico do terceiro game numerado?

Isso porque no game original, Nemesis trazia uma novidade nunca antes vista entre os inimigos da franquia: além de bastante ágil, aparecer aleatoriamente e ser praticamente invencível (no sentido de sempre continuar reaparecendo mesmo depois de derrotado), era o único monstro capaz de manusear armas de fogo - e seu arsenal era, inclusive, bastante pesado, com direito a um lança-foguetes, por exemplo.

Agora, com as duas reimaginações lançadas, é hora de comparar: quem é o melhor perseguidor? Mr. X ou Nemesis? Abaixo, analisamos algumas de suas principais características. Você pode também conferir a versão em vídeo logo acima.

E claro, vale ressaltar: tanto o texto quanto quanto a gravação estão recheadas de spoilers dos dois games. Continue por sua conta e risco!

Aparência

Começando com a aparência dos dois monstros: nos remakes, tanto o Mr. X quanto o Nemesis receberam uma repaginada em seus visuais. 

O perseguidor de RE2, por exemplo, manteve seu clássico sobretudo verde, ainda que, inicialmente, ele apareça com um chapéu - algo que o deixa estranhamente carismático. O adereço pode, inclusive, ser derrubado pelo jogador com um tiro.

Além disso, o Mr. X ganhou algo próximo de uma feição humana… Ainda que seu rosto seja bastante distorcido e, claro, aterrorizante.

Por fim, mas não menos importante, Mr. X se mantém em sua forma original por boa parte da aventura e, quando se transforma, continua bastante fiel à sua contraparte original com garras mortais e um coração pulsante exposto em seu peito.

Quanto a Nemesis, o monstrengo de RE3 recebeu mais mudanças. Logo no início do game ele aparece com o rosto tampado e sua roupa é levemente diferente: ao invés de um sobretudo simples, seu corpo é envolto de aparentes faixas pretas remendadas umas às outras, com diversos adesivos escrito “cuidado” espalhados pelas extensões.

Essas faixas são desaparecendo aos poucos, expondo mais seu corpo e, principalmente, seu parasita, conforme enfrenta a heroína Jill Valentine no game.

Nas Fases 2 e 3, Nemesis está bastante diferente de sua contraparte original: em sua segunda transformação ele assume uma forma quadrúpede gigantesca e, em sua terceira e última batalha, o monstrengo ocupa praticamente todo o cenário de tão grande que fica - totalmente diferente do game clássico.

Capcom/Reprodução

Presença

Na versão original de RE2, o Mr. X surgia apenas em momentos específicos do Cenário B, o que tornava o Cenário A um tanto mais fácil, já que o monstro não aparecia.

E, diga-se de passagem, sua primeira aparição era bem sem graça: o perseguidor apenas surgia quando o jogador virava uma esquina, e lentamente, caminhava para cima do personagem.

Já no remake, o Mr. X aparece pela primeira vez logo que o jogador precisa explorar o Departamento de Polícia de Raccoon (R.P.D.) pela segunda vez.

O Tirano inferniza os protagonistas Leon Kennedy e Claire Redfield em ambas 1ª/2ª Jornada, logo depois de empurrar um helicóptero caído na delegacia.

Deste trecho em diante ele passa a perseguir os heróis em (quase) todos os cantos da delegacia. Seus passos podem ser ouvidos à muitos metros de distância, o que amplia ainda mais o escopo de sua presença.

Afinal, mesmo que o jogador consiga despistá-lo, ele continua perambulando pela R.P.D., então qualquer barulho de passos ou de disparos pode atrai-lo novamente na direção dos protagonistas.

Sua programação é bastante inteligente neste sentido, o que evita que na maioria das vezes o Mr. X apenas se “teletransporte” para onde o jogador está.

E a grande maioria de suas aparições não segue um script de narrativa dentro do game: ao longo da investigação na 2ª parte da R.P.D., ele realmente pode surgir aleatoriamente.

Quanto a Nemesis, o monstrengo surge pela primeira vez logo nos primeiros 10 minutos de game, marcando a jornada de perseguição implacável desde o início da aventura.

Porém, todas as suas aparições ao longo do jogo seguem um script. Diferente de Mr. X que realmente pode surgir aleatoriamente, Nemesis apenas aparece em momentos específicos, programados pelo jogo. Uma pena.

Capcom/Reprodução

Agressividade

Por ser naturalmente mais lento, o Mr. X compensa sua falta de agilidade com muita força bruta, podendo derrubar os protagonistas de RE2 com dois ou três socos apenas.

Infelizmente, o Mr. X fica devendo uma maior versatilidade de padrões de golpes e nem ao menos pode manusear armas. 

Já Nemesis, além de veloz, é ainda mais ágil em emboscar a heroína de RE3, podendo pular para a frente da protagonista para fazê-la recuar, ou descer convenientemente de prédios quando o jogador menos esperar.

O perseguidor de Jill também pode manusear armas de fogo: além de sua clássica lança-foguetes, ele agora usa uma nova arma: uma lança-chamas. Por fim, ele também ataca com socos e chute e pode ainda usar seus tentáculos para puxar a heroína pelas pernas caso ela se afaste demais.

Adicionalmente, Nemesis ainda pode transformar outros zumbis em inimigos parasitados, que são mais ameaçadores que os normais.

Capcom/Reprodução

Batalhas

Se número de batalhas for a máxima para se ganhar neste quesito, então o Mr. X perde: o jogador só irá obrigatoriamente enfrentar este perseguidor 1x ao longo de todo o jogo, no final do game e apenas com Leon, durante a descida de elevador do herói até a plataforma do trem.

Nemesis, por outro lado, oferece maletas especiais se derrubado durante os encontros na cidade, o que torna mais interessante enfrentá-lo no trecho inicial do game; e tem mais outras quatro batalhas obrigatórias contra Jill.

Em sua Fase 1, os dois batalham no topo de um prédio em construção em uma luta bem cinemática; em sua Fase 2, Nemesis assume uma forma quadrúpede e dá algum trabalho à Jill; enquanto que em sua Fase 3, ele vira um colosso e exige um armamento igualmente pesado para ser derrotado.

Capcom/Reprodução

Veredicto

Se fosse possível escolher, pessoalmente, escolheria o Mr. X como um perseguidor melhor. Isso porque o monstrão de RE2 é mais consistente e melhor programado - e, ainda assim, entrega dinamismo em suas perseguições. Todos esses elementos acabam conversando melhor com o ritmo e com a proposta de seu jogo.

Nemesis, por outro lado, foi bastante reformulado e, isto, para que fique claro, não é um problema. A questão é: falta dinamismo e sutileza em suas aparições. O monstrengo de RE3 segue um script do início ao fim e o jogador não consegue ver seu verdadeiro potencial. 

Apesar das novas mecânicas e de oferecer questionáveis batalhas épicas, Nemesis ficou aquém de sua versão original, já que aparece mais aleatoriamente, tirando do jogador aquela sensação de alerta e tensão iminentes, onde era preciso sempre estar pronto para enfrentá-lo ao virar qualquer esquina ou atravessar qualquer porta.

Mr. X, curiosamente, faz exatamente o que o Nemesis clássico fazia, mesmo sendo mais lento e aparecendo aleatoriamente apenas em uma área específica do jogo - da saída da R.P.D. em diante, todas as suas aparições seguem script.

Capcom/Reprodução