O evento que trouxe os lendários a Pokémon GO pode ter sido um fracasso, mas isso não impediu a desenvolvedora Niantic de lucrar. No último domingo, o game registrou seu dia de maior receita desde seu lançamento, há um ano.

De acordo com a consultoria Sensor Tower, os jogadores gastaram US$ 5,8 milhões (cerca de R$ 18,2 milhões) no último domingo (23), quando os pokémon lendários foram liberados para o público após o malfadado evento Pokémon GO Fest, no qual os participantes deveriam desbloqueá-los ao término de várias gincanas.

O motivo da gastança é bem simples: para capturar os pokémon lendários, é preciso derrotá-los em uma reide, o modo multiplayer cooperativo do game introduzido há alguns meses. Só que, para participar da reide, é necessário gastar um passe, mas os jogadores só recebem um por dia gratuitamente. Depois de usá-lo, é necessário gastar pokémoedas, obtidas conquistando ginásios, ou comprando com dinheiro real.

O jogo já rendeu uma fortuna à desenvolvedora e à Pokémon Company: mais de US$ 1,2 bilhão desde o lançamento. Os jogadores do Japão são o que mais gastam, enquanto os brasileiros sequer chegam ao top 10.

Enquanto isso, Lugia e Articuno podem ser capturados no game. O pássaro lendário de gelo deixa o jogo no dia 31 e dá lugar a Moltres, enquanto Zapdos chega em 7 de agosto.