Tales of Arise, lançamento mais recente da série da Bandai Namco, se tornou o jogo com a melhor avaliação na história da franquia no Metacritic. Caso você não conheça, Metacritic é uma plataforma responsável por reunir análises de veículos do mundo inteiro e dar uma nota que serve como média das avaliações dos veículos mais importantes.

Até o momento de publicação desta matéria, Tales of Arise havia sido analisado por 60 críticos computados pelo Metacritic e alcançado uma média de 87. Na avaliação dos usuários, o jogo recebeu notas de 102 jogadores e alcançou média 9.1, indicando que público e crítica concordaram a respeito da qualidade do game.

Alphen e Shionne em Tales of Arise.

Iniciada em 1995, a série Tales of conta com pelo menos 17 jogos lançados ao longo das últimas três décadas. Considerando as plataformas em que mais foram elogiados, os últimos dois jogos da série tinham recebido notas bem menores dos críticos, com Tales of Zestiria (2015) chegando a apenas 77 e Tales of Berseria (2016) alcançando 80.

Tales of Vesperia, lançado em 2008, embora seja um dos games mais famosos e elogiados da série, ficou nos 83. Depois de Tales of Arise, o jogo mais bem avaliado na história da franquia é Tales of Symphonia (2003), que bateu 86 de média. A diferença em relação a Arise é de apenas um ponto.

Alphen ataca em Tales of Arise.

2021 se mostrou um ano muito bom para a Bandai Namco. Além do sucesso de Tales of Arise, a empresa também acertou com Scarlet Nexus, título lançado no primeiro semestre. No Metacritic, a nota de Scarlet Nexus ficou em 80.

Enquanto nossa análise de Tales of Arise não é publicada, confira o review de Scarlet Nexus. No texto, consta: "Scarlet Nexus vai muito além do clichê e está cheio de personagens cujas histórias são dignas da atenção de qualquer jogador. A ação é excelente, o sistema de amizade surpreende e o enredo pode ser muito mais impactante do que você imagina. Yuito, Kasane e os demais heróis desse universo chegaram para ocupar um lugar especial no coração dos fãs."