O Metacritic, um dos maiores agregadores de críticas na internet, anunciou uma nova diretriz para registrar avaliações de games feitas por usuários: a plataforma só aceitará notas 36 horas após lançamento. A medida já está valendo para últimos lançamentos como Paper Mario: The Origami King e Ghost of Tsushima.

A nova mecânica pretende evitar a prática do "review bombing", que leva os usuários a registrarem críticas negativas mesmo que não tenham chegado perto de determinado game. Um dos exemplos recentes é The Last of Us: Parte II, que foi execrado na crítica popular dentro do Metacritic.

Em nota enviada ao Kotaku, os responsáveis pela plataforma explicam que as 36 horas devem garantir que o usuário já tenha gasto um tempo considerável no game em questão. O Metacritic ainda diz que a decisão foi tomada com base em "pesquisa e também em opiniões de críticos e experts da indústria".

O problema do review bombing não acontece apenas no Metacritic: plataformas como o Steam também já passaram pelas mesmas complicações. Em um caso específico, inclusive, Assassin's Creed Unity sofreu um review bombing inverso, recebendo inúmeras críticas positivas.