Depois da Activision Blizzard ter sido adquirida pela Microsoft, é natural que jogadores se questionem sobre o futuro de determinadas franquias nos consoles PlayStation. Inclusive, a própria Sony se mostrou preocupada em relação ao que acontecerá com algumas séries importantes.

"Esperamos que a Microsoft vá seguir acordos contratuais e continue assegurando jogos da Activision como multiplataforma", disse um representante da Sony ao The Wall Street Journal. No entanto, não há como saber o que o futuro reserva para a gigante japonesa.

Arte clássica de Call of Duty.

Responsável por alguns dos jogos mais vendidos nos consoles PlayStation todos os anos, a Activision Blizzard conseguiu colocar dois títulos entre os três mais vendidos de PS5 e PS4 em 2021 nos Estados Unidos — Call of Duty: Vanguard e Call of Duty: Black Ops Cold War.

Contudo, depois da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft por aproximadamente US$70 bilhões, o futuro da série nos consoles PlayStation se tornou incerto. Uma reportagem da Bloomberg indica que, sim, alguns jogos Activision Blizzard ainda serão lançados no console, mas não há informações oficiais a respeito de quais.

Crash Bandicoot na trilogia remasterizada.

A reportagem traz também um posicionamento de Phil Spencer bastante semelhante ao de quando a Zenimax Media foi comprada pela Microsoft. "Apenas digo aos jogadores que estão jogando jogos da Activision Blizzard na plataforma da Sony: não é nossa intenção puxar as comunidades para longe das plataformas e permanecemos comprometidos com isso."

Pensando no que aconteceu com os jogos da Bethesda, é fato que jogadores de The Elder Scrolls Online, por exemplo, continuam jogando normalmente nas plataformas PlayStation. Da mesma forma, acordos de exclusividade de Deathloop e Ghostwire Tokyo foram mantidos. O que realmente mudou é que jogos grandes como Starfield, Redfall e The Elder Scrolls Online serão exclusivos de Xbox e PC. Provavelmente, algo semelhante acontecerá com os jogos da Activision Blizzard.