A Bloomberg reporta que, após a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft no valor de US$ 69 bilhões, o valor das ações da Sony caiu em 13% na bolsa de valores de Tóquio.

Em questão de horas, a fabricante do PlayStation (entre diversos outros produtos) perdeu US$ 20 bilhões de seu valor de mercado.

Essa é a pior queda de ações da companhia desde outubro de 2008, e pode significar um problema considerável para a companhia japonesa no futuro, potencialmente perdendo versões de jogos como Call of Duty e Diablo para o PlayStation 5.

"A Sony terá um desafio monumental em mãos para se segurar nessa guerra de atrito", explicou Amir Anvarzadeh, da Asymmetric Advisors, à Bloomberg. "Com Call of Duty agora muito provavelmente sendo adicionado como exclusivo ao catálogo do Game Pass, os ventos para a Sony só vão ficar mais pesados."

Por outro lado, a aquisição da publisher também levou a uma valorização de diversas grandes empresas de games, incluindo Square Enix e Capcom.

Ainda é incerto o que acontecerá com os futuros jogos da Activision Blizzard, mas o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, já declarou que "não é nossa intenção remover comunidades daquela plataforma".

Caso a Microsoft repita o que fez após a aquisição da ZeniMax Media/Bethesda, jogos já disponíveis para as plataformas PlayStation continuarão a receber suporte e atualizações, enquanto projetos futuros só serão vendidos em lugares com a presença do ecossistema Xbox.

O processo de aquisição da Activision Blizzard, porém, só deve ser finalizado na metade de 2023.