A repercussão sobre a aquisição de da Activision Blizzard pela Microsoft na última terça-feira (18) passou sobre diversos assuntos, desde a consolidação do mercado de games com franquias consolidadas aos esports e a saída de Bobby Kotick da liderança da companhia. E nesta manhã, Satia Nadella, CEO da Microsoft, falou aos investidores sobre a presença da empresa no mercado mobile.

Segundo o executivo, será uma “oportunidade incrível” de expandir as ações da Microsoft no cenário e também sobre como isso impactará na oferta de jogos no Game Pass.

"Juntamente com a Activision Blizzard, temos uma oportunidade incrível de investir e inovar para criar o melhor conteúdo, comunidade e nuvem para os jogadores criarem um novo valor substancial para nossos acionistas. Começa com conteúdo no console, PC e celular", disse Nadella.

O executivo diz ainda que "Essa transação expande significativamente nossa presença em dispositivos móveis, o maior segmento no negócio de jogos. A divisão King da Activision Blizzard é uma das líderes globais em jogos para dispositivos móveis”. 

Satya Nadella, CEO da Microsoft, falou com investidores sobre aquisição da Activision Blizzard

Satya Nadella, CEO da Microsoft, falou com investidores sobre aquisição da Activision Blizzard

Manjunath Kiran / AFP

Vale lembrar que o mercado de jogos mobile é o que tem maior penetração no público geral, tendo em vista que a grande maioria dos consumidores têm em mãos um aparelho celular no bolso. Segundo estudo da TeleGlobe, existem 7,1 bilhões de celulares ativos no mundo. Todos são potenciais plataformas de jogos. 

Jogos no Game Pass

Nadella também está eufórico com a possibilidade de levar os jogos da Activision e Blizzard para o Game Pass e, com isso, atrair novos consumidores do serviço de assinatura de jogos do Xbox e traça um paralelo com a aquisição da Zenimax em 2021 e como isso pode influenciar na plataforma.

Candy Crush Saga é uma das maiores franquias de games mobile do mundo

Candy Crush Saga é uma das maiores franquias de games mobile do mundo

Divulgação

"A Activision Blizzard é o lar de alguns dos jogos mais lendários do mundo, incluindo franquias de bilhões de dólares como Call of Duty, Candy Crush Saga e World of Warcraft. O portifolio da Activision Blizzard adiciona franquias icônicas à disposição ao nosso catálogo first-party, assim como foi parte da aquisição da ZeniMax Media no ano passado, que incluiu Fallout, Doom e Elder Scrolls”, diz o CEO da Microsoft.

A estratégia de Nadella é expandir o mercado de games para a Microsoft, principalmente com o modelo de assinatura, assim como foi feito com a linha Windows no passado. Ele foi o responsável por criar o plano de negócios da empresa para assinaturas com o Office, por exemplo. Desta vez, Nadella está com suas atenções voltadas para o mercado de games.

“Traremos o maior número possível de jogos da Activision Blizzard para nossa assinatura do Game Pass serviço em todo o PC, console e celular, incluindo novos jogos, bem como jogos do incrível catálogo da Activision Blizzard, oferecendo ainda melhor valor e mais opções para nossos jogadores", concluiu o CEO da Microsoft.

Nesta mesma reunião, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, acrescentou: "Estendendo um pouco nosso horizonte, essa transação tornará nossa abordagem ao metaverso do consumidor ainda mais forte. Isso porque nossa visão do metaverso é baseada na interseção de comunidades globais enraizadas em franquias fortes. Grande parte disso é o fato de que o celular é a maior categoria de jogos, e é uma área onde não tínhamos uma presença importante antes da chegada das equipes inovadoras da King.

Ambiente de trabalho

Prédio da Activision em Santa Monica, nos EUA

Spencer, também deu um recado sobre as mudanças de políticas de trabalho dentro da Activision Blizzard fazendo com que os funcionários “se sintam apoiados, seguros e engajados em todos os aspectos de seu trabalho”.

"Talvez o mais importante, estamos ansiosos para trabalhar com os milhares de funcionários talentosos da Activision Blizzard com a mesma abordagem de inclusão proativa e parceria que estendemos a todos os membros da família Microsoft. Acreditamos firmemente que as grandes equipes da Activision Blizzard têm seu melhor trabalho pela frente e estamos ansiosos para garantir que eles se sintam apoiados, seguros e engajados em todos os aspectos de seu trabalho daqui para frente”. 

“Isso inclui respeitar a visão criativa e a identidade de cada estúdio de jogos. Temos valores fundamentais que nos recusamos a comprometer e abraçamos a diversidade vibrante e criativa de nossa indústria”, finalizou.