Depois da Microsoft, a Sony também parece considerar a adição de anúncios em jogos gratuitos que rodam nos consoles PlayStation. Assim, títulos como Fortnite ou mesmo outros menos populares passariam a contar com propagandas durante as partidas, como acontece nos celulares.

LEIA MAIS

A informação foi divulgada pelo Business Insider, que também já havia adiantado o suposto desenvolvimento de um programa da Microsoft que tornaria viável a reprodução de anúncios em jogos gratuitos nos consoles. Aparentemente, em breve, nem jogadores de consoles terão como fugir da publicidade.

Logo azul da PlayStation.
Sony Interactive Entertainment.

Segundo a reportagem, esse movimento em direção à inclusão de anúncios nos jogos gratuitos vem após o aumento da popularidade desses títulos durante a pandemia, que levou muitas pessoas a procurarem maneiras de se entreter sem sair de casa.

Nos celulares, os anúncios em jogos são comuns desde sempre. Não é raro baixar um game e ser bombardeado com banners de lojas e até vídeos que precisamos assistir por alguns segundos antes de pular. Não existe um equivalente a isso nos consoles hoje em dia, mas pode ser que essa realidade mude em breve.

Ideias para a adição de anúncios parecem variar entre propagandas nos menus e telas de carregamento dos jogos, outdoors patrocinados dentro dos mundos dos jogos em questão e até mesmo o clássico dos celulares: ganhar recompensas por assistir a vídeos de propagandas.

Consoles PS5.
Sony Interactive Entertainment.

Sabemos que algumas empresas gigantes da indústria, provavelmente, abraçariam essa oportunidade de braços abertos. Sob o pretexto de que propagandas ajudariam desenvolvedores menores, a ideia pode parecer menos ameaçadora. Mas, quando as gigantes do mercado começarem a lucrar com isso, será um caminho sem volta.

Resta esperar para ver se a comunidade fará grandes manifestações contra a iniciativa de incluir propagandas em jogos de consoles. Caso não exista um movimento de resistência, é provável que nossa realidade mude muito em breve.