O PlayStation 5 chega oficialmente ao Brasil em 19 de novembro, tanto em edição digital quanto com drive de disco, saindo por a partir de R$ 4.499.

(Nos EUA, Japão, e outros mercados selecionados, o PS5 chega na semana anterior, no dia 12)

O console de nova geração da Sony promete não apenas gráficos melhores e performance superior ao PS4, como também uma experiência mais imersiva por meio do novo controle DualSense, o áudio 3D e um SSD ultra veloz que pode mudar ideias no desenvolvimento de games.

Para ajudar a demonstrar isso, a plataforma chega ao mercado com alguns títulos da própria Sony - incluindo uma nova aventura no mundo do Homem-Aranha estrelada por Miles Morales e o remake de um clássico do PS3 -, além de games de parceiros e third-parties.

Confira abaixo os principais jogos de lançamento do PlayStation 5:

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales

Marvel's Spider-Man: Miles Morales

Passando-se no mesmo universo do jogo do Homem-Aranha para o PS4, e após os eventos do game de Peter Parker, em Spider-Man: Miles Morales o jogador terá chance de jogar uma nova aventura, desta vez estrelada pelo titular Miles Morales.

No jogo, que se passa durante o período de Natal, mostrará Miles aprendendo seus papéis e responsabilidades como novo Aranha, enfrentando ameaças como a vilã The Tinkerer e a misteriosa corporação Roxxon.

Spider-Man: Miles Morales vem tanto em versão básica quanto em Edição Ultimate, que conta com uma remasterização do Spider-Man para o PS5 - que, é importante notar, não é o jogo de PS4 retrocompatível com o novo console.

O jogo estrelado por Miles também será lançado no PlayStation 4, com oferta de upgrade gratuito quando o usuário adquirir o PS5.

Sony Interactive Entertainment/Divulgação

Demon’s Souls

Demon's Souls Remake

Remake do jogo da From Software de 2009 que criou os alicerces para a franquia mais popular do estúdio, Dark Souls, a versão de PlayStation 5 de Demon’s Souls está sendo desenvolvida pela Bluepoint Games, responsável pelos remasters de Uncharted e Metal Gear Solid e o remake de Shadow of the Colossus.

Neste RPG, o jogador controla um guerreiro que deve explorar as diferentes regiões do reino amaldiçoado de Boletaria, enfrentando os mais diversos (e letais) inimigos no caminho.

No trailer de gameplay do jogo no State of Play de 16 de setembro, um texto deu a entender que o jogo também seria lançado no PC, mas posteriormente a Sony disse que a mensagem foi um “erro humano”.

Sony Interactive Entertainment/Divulgação

Astro’s Playroom

Astro's Playroom

Disponível em todas as unidades do PlayStation 5 logo no lançamento, Astro’s Playroom é essencialmente uma sequência espiritual de The Playroom e Astro Bot Rescue.

Neste jogo de plataforma, o jogador toma controle do Capitão Astro, o fofinho robô de Bot Rescue, se aventurando pelos mais diversos e diferentes locais em um jogo de plataforma em 3D, utilizando os diferentes elementos do DualSense para tornar a experiência mais imersiva.

Sony Interactive Entertainment/Divulgação

Sackboy: A Big Adventure

Sackboy: A Big Adventure

Novo jogo estrelado pelo mascote da série LittleBigPlanet, Sackboy: A Big Adventure é um jogo de plataforma que pode ser jogado entre até 4 pessoas.

Como nos jogos de sua série principal, neste game o jogador pode customizar seu bonequinho das mais diferentes formas e com as mais diferentes roupas.

Assim como Spider-Man: Miles Morales, o jogo também estará disponível no PlayStation 4.

Sony Interactive Entertainment/Divulgação

Godfall

Godfall

Primeiro jogo anunciado para o PlayStation 5, Godfall é um novo jogo de ação da Counterplay Games, distribuído pela Gearbox Software, de Borderlands.

No que os desenvolvedores definiram como “looter slasher”, em Godfall o jogador controla um guerreiro valoriano, que deve explorar o reino de Apeiron - dividido entre Terra, Água, Fogo, Vento e Espírito - em busca de armas e armaduras especiais para enfrentar um deus louco que ameaça destruir o mundo.

Além do PlayStation 5, o jogo também estará disponível no PC via Epic Games Store.

Gearbox Pulbishing/Divulgação

Call of Duty: Black Ops Cold War

Call of Duty: Black Ops Cold War

Edição de 2020 da popular série de jogos de tiro, Call of Duty: Black Ops Cold War chega ao mercado em 13 de novembro no PC, PS4, Xbox One e Xbox Series X/S - e PlayStation 5 em alguns lugares do mundo.

Poucos dias depois, o jogo estará disponível para o restante do mercado mundial no PlayStation 5.

Desenvolvido pela Treyarch e a Raven Software, o novo Call of Duty é uma sequência direta do primeiro Black Ops, passando-se em 1980 e colocando o jogador em uma força especial junto de personagens conhecidos da série, como Frank Woods, conduzindo operações secretas contra a União Soviética em diversas partes do mundo.

O jogo também promete um multiplayer robusto, incluindo o modo inédito de 6v6 VIP Extraction, os combates entre grandes grupos de Combined Arms, e integração com o popular Warzone, além do popular modo Zumbi.

Activision/Divulgação

Devil May Cry 5 Special Edition

Devil May Cry V Special Edition

Versão de nova geração do Jogo do Ano de 2019 do The Enemy, Devil May Cry 5 Special Edition conta não só com visuais melhorados e efeitos gráficos - incluindo ray-tracing -, como também conta com a inclusão de Vergil, irmão e rival do herói Dante, como personagem jogável.

Além disso, o jogo contará com dois modos inéditos: Legendary Dark Knight, que promete um desafio ainda maior para jogadores da série; e o Turbo Mode, que aumenta a velocidade do jogo em 20% para tornar a ação ainda mais frenética.

Capcom/Divulgação

Assassin’s Creed Valhalla

Assassin's Creed Valhalla

Novo jogo da popular franquia de ficção histórica da Ubisoft, Assassin’s Creed Valhalla se passa na Inglaterra do Século IX, durante o período das invasões vikings e a guerra entre os reis das ilhas e as forças do Grande Exército Pagão.

O game tem como protagonista Eivor, viking que parte da Noruega para a Inglaterra em busca de um novo lar para seu povo, e que conta com uma lâmina escondida dos Assassinos em seu arsenal.

Ao explorar o território britânico, Eivor poderá encontrar desde figuras lendárias e mitológicas até companheiros do grande Ragnar Lothbrok.

Ubisoft/Divulgação

Watch Dogs Legion

Watch Dogs Legion

Outro grande lançamento da Ubisoft para o fim de 2020, Watch Dogs Legion chega ao PS4 (e PC e Xbox One) em 29 de outubro, mas também estará disponível logo no lançamento do PlayStation 5.

Watch Dogs Legion se passa em uma Londres pós-Brexit, dominada por uma força paramilitar conhecida como Albion. O game não conta com um protagonista único, e sim com uma força de resistência inteira na forma da DedSec, o grupo de hackers dos jogos anteriores da série.

Durante o game, jogadores poderão recrutar os mais diversos tipos de pessoas para a DedSec, desde pedreiros e hooligans até espiões e possivelmente membros da própria Albion.

Ubisoft/Divulgação

Marvel’s Avengers

Marvel's Avengers

O jogo dos Vingadores chegou às lojas em setembro para o PC, PS4 e Xbox One, e a Square Enix já confirmou que ele estará disponível no PlayStation 5 e Xbox Series X/S na data de lançamento de cada plataforma.

Não só isso, tanto a publisher quanto o estúdio Crystal Dynamics confirmaram que donos da versão de PS4 do jogo (em disco ou digital) poderão fazer um upgrade gratuito para a nova geração de PlayStation, e formar partidas entre jogadores do PS5 e PS4.

Marvel’s Avengers coloca o jogador no papel dos Maiores Heróis da Terra, que 5 anos após um evento devastador em São Francisco devem se reunir para derrotar as forças de M.O.D.O.K. e a corporação A.I.M.

No futuro, novas histórias e heróis - incluindo o Homem-Aranha, que será exclusivo para consoles PlayStation - serão disponibilizados.

Square Enix/Divulgação

Fortnite

Fortnite Marvel Comics

O popular jogo de Battle Royale da Epic Games fará sua estreia na nova geração logo no lançamento do PS5 e Xbox Series X/S.

Esta versão de Fortnite promete não só ter visuais melhorados para estas novas plataformas, mas também trará todos os itens e progressão de usuários que fizerem a transição para a nova geração.

Epic Games/Divulgação

Madden NFL 21

Madden NFL 21

Mais novo jogo da popular série de futebol americano, Madden NFL 21 estará disponível para o PlayStation 5.

Já disponível para PC e a geração atual de consoles, quem já tiver comprado a versão de PlayStation 4 do game contará com um upgrade gratuito para a versão de PS5, que estará disponível até o lançamento do próximo game da franquia, Madden NFL 22, que provavelmente sai em setembro de 2021.

Electronic Arts/Divulgação

NBA 2K21

NBA 2K21 Mamba Forever

Outro jogo que já está disponível no PC e geração atual, NBA 2K21 também estará disponível para PS5 e Xbox Series X/S no lançamento.

Ao contrário de outros lançamentos de games disponíveis, porém, a 2K Games não disponibilizará um upgrade gratuito do PS4 para o PS5, sendo preciso pagar novamente pelo jogo a não ser que tenha adquirido a edição especial Mamba Forever, que traz um código para a nova geração.

Não só isso, a versão de PlayStation 5 do jogo será mais cara do que a de PlayStation 4.

Talvez a única consolação é a de que os dados do modo MyCareer poderão ser portados de uma geração para outra.

2K Games/Divulgação

Observer: System Redux

Observer System Redux

Lançado originalmente em 2017, Observer é um jogo de horror cyberpunk do estúdio Bloober Team (de Layer of Fear e Blair Witch) estrelado por Rutger Hauer, de Blade Runner, em um de seus últimos papéis em vida.

A narrativa se passa em 2084, em que o protagonista Dan Lazarski é um investigador capaz de invadir as mentes de suspeitos em busca de informações sobre crimes.

Observer: System Redux, para PC, PS5 e Xbox Series X/S, contará não só com gráficos retrabalhados, como também com uma história inédita, que ficou de fora do lançamento original do jogo.

Bloober Team/Divulgação

Maneater

Maneater

Jogo da Tripwire Interactive e Deep Silver lançado em maio de 2020, Maneater é um irreverente RPG de mundo aberto em que o jogador controla um tubarão, que parte em uma jornada de vingança contra caçadores marítimo que mataram sua mãe.

Com o passar do jogo, seu jovem tubarão vai evoluindo conforme devora peixes, tartarugas, mamíferos aquáticos e humanos até chegar ao tamanho de um Megalodon, aterrorizando os mares e praias a seu redor.

A versão de PlayStation 5 e Xbox Series X/S promete diversas melhorias gráficas e taxa de quadros em 60 fps, além de um upgrade gratuito para donos de versões de PS4 e Xbox One.

Deep Silver/Divulgação