Em postagem no blog oficial do PlayStation, a Sony revelou o nome e as primeiras imagens do controle do PlayStation 5. O joystick é chamado DualSense, trazendo uma mudança em relação à tradicional nomenclatura DualShock, e terá coloração branca:

3 fotos

1 de 3
✖︎

De acordo com Hideaki Nishino, vice-presidente sênior da Sony, a ideia do DualSense era manter todas as qualidades do DualShock 4, trazendo novidades pontuais: "Baseados em nossas discussões com desenvolvedores, concluímos que o aspecto de toque dentro do gameplay, assim como o áudio, não era um foco para muitos jogos", ele afirma.

"Por isso que adotamos o feedback háptico, que adiciona uma variedade de sensações poderosas que você sentirá quando jogar, tal qual a lenta arenosidade de dirigir um carro pela lama", completa Nishino. A imersão também será complementada pelos botões de gatilho, que terão tensão adaptada de acordo com o game jogado: "Como puxar a corda de um arco para atirar uma flecha". O feedback háptico do controle já havia sido registrado por patentes da fabricante em novembro de 2019.

Além do novo nome, um dos grandes estranhamentos ao ver o controle está na coloração. Majoritariamente branco, o DualSense também possui uma parte preta. A barra de luz do DualShock 4 também foi reposicionada, ocupando a parte de trás do touchpad.

Outra novidade é a repaginação do botão Share. Ele foi substituído pelo botão Create, que, de acordo com a Sony, será pioneiro em novas maneiras de criar "conteúdos épicos de gameplay para compartilhar com o mundo, ou apenas se divertir consigo mesmo". O botão terá mais detalhes revelados próximos ao lançamento do console. O controle também terá microfone embutido e entrada USB-C.

O DualSense é o primeiro componente do PS5 a ser revelado oficialmente em imagens. Ainda sem seu design final divulgado, o console está prometido para o fim de 2020.

Abaixo estão os principais elementos do hardware do PS5:

  • Processador: AMD Zen 2 8 núcleos em 3.5 Ghz (frequência variável)
  • Placa gráfica: 10.28 TFLOPs, 36 CUs (unidades de computação) em 2.23 GHz (frequência variável)
  • Arquitetura da GPU: Custom RDNA 2
  • RAM: 16 GB DDR6
  • Largura de banda: 448 GB/s
  • Armazenamento:  825GB SSD customizado
  • IO: 5.5 GB/s (Não Comprimido), Typical 8-9 GB/s (Comprimido)
  • Armazenamento expansível: entrada para NVMe SSD e HDD via USB
  • Leitor de discos: 4K UHD Blu-ray Drive

Em termos de especificações, o PlayStation 5 apresenta uma CPU de 2 núcleos 8x Zen de 3.5GHz, e placa gráfica AMD RDNA 2 com 36 unidades de computação rodando em frequências de até 2.23GHz (o que significa que serão 10.28 teraflops de desempenho gráfico efetivo).

Em outras palavras, as unidades de computação do RDNA 2 ultrapassam (e muito) o desempenho do PlayStation 4 e do PlayStation 4 Pro, já que cada um funciona com o dobro de frequência de uma unidade antiga. Além disso, o PS5 usará um Boost no clock (mais informações a seguir).

A memória do próximo console é 16GB GDDR6/256-bit e a banda larga chega a 448GB/s. O armazenamento interno é de 825GB e pode ser expansível via slot SSD. Ainda sobre o armazenamento, o console terá suporte a HD externo com entrada USB.

Por fim, mas não menos importante, o drive óptico é de Blu-Ray, com suporte a 4K Ultra HD.