A Ubisoft começou a desenvolver um novo Assassin 's Creed mirando no grande público de jogos duradouros com multiplayer, a exemplo de GTA V e Fortnite.

Uma reportagem da Bloomberg indicou hoje (7) que o próximo jogo da franquia de assassinos será uma espécie de plataforma online, um jogo como serviço, que reunirá diferentes aventuras inéditas, lançadas com o passar dos anos. Essa é a mesma estratégia que fez de GTA V um fenômeno jogado e vendido até hoje. 

Após a reportagem, a Ubisoft veio a público e confirmou, por meio de uma nota oficial, que está desenvolvendo Assassin 's Creed Infinity a partir da união dos escritórios de Quebec e Montreal. Mais detalhes sobre os planos de fazer um jogo online não foram revelados pela empresa. 

De acordo com a Bloomberg, a ideia de Infinity é criar um serviço que irá reunir diferentes aventuras em momentos históricos e localizações distintas. O jogo ganharia novos capítulos por meio de atualizações ao longo dos anos. Apesar dos diferentes cenários e períodos, Assassin 's Creed Infinity apresentaria histórias coesas e conexas.

O projeto teria, nos planos da Ubisoft, lançamento para um futuro ainda distante. A ideia acabou atrasada por conta das denúncias de assédio dentro da empresa. Funcionários relataram casos de assédio sexual e abuso de poder por parte de parte de liderança da publisher.

Caso se confirme, o modelo de Assassin 's Creed Infinity consolida uma guinada da série para um jogo como serviço. Nos últimos anos, a Ubisoft passou a flertar com esse tipo de jogo que continuamente recebe novos conteúdos pagos, a exemplo dos mais recentes Origins, Odyssey e Valhalla.

As aventuras possuem passes de temporada e vendem expansões de história e conteúdo por até um ano depois do lançamento, período em que a desenvolvedora começa a preparar o próximo lançamento.

A escolha de direção para Assassin 's Creed Infinity visa também responder a críticas de fãs, que reclamam que as aventuras da franquia se tornaram desconexas ao longo dos lançamentos. 

Assassin 's Creed Infinity seria a oportunidade da empresa reunir a estratégia de lançar diversas atualizações pagas em um único jogo, com uma história conectada, por muitos anos.