God of War Ragnarök, próximo game da saga de Kratos e Atreus, está cada vez mais próximo. De acordo com o estúdio Santa Monica, o jogo já está pronto, mas ainda há tempo para teorias surgirem na internet.

Uma delas é sobre Baldur, ou O Estranho, principal antagonista de God of War (2018). A suposição da vez é sobre a possibilidade de retorno do personagem para o novo jogo.

Relação com a mitologia

Primeiro, é importante entender que o Baldur criado pelo estúdio Santa Monica e o deus representado nas história na mitologia nórdica são bem diferentes. Nos mitos, o deus aesir é responsável por disseminar bondade e paz em todos os lugares, o que faz dele um dos deuses mais amados.

imagem de baldur em god of war
Sony

Já no jogo de PS4, Baldur é extremamente amargo e angustiado devido à “maldição” imposta a ele por sua mãe, Freya. No caso, Baldur não pode ser machucado por nenhum ser, porém, isso reflete em uma privação sensorial extrema que o leva à loucura.

Da mesma forma que acontece nas histórias da mitologia nórdica, Baldur é morto devido aos efeitos do visco, único ser ao qual o deus é vulnerável. Em God of War, Atreus acerta o vilão com uma flecha de visco, tirando parte de seus poderes, fazendo-o mortal e suscetível ao ataque final de Kratos.

A morte de Baldur é o que desencadeia o Ragnarök, fim do mundo nórdico. Por diversas razões, dentre elas a provocada ira dos deuses, sua queda é tida como o catalisador do Fimbulwinter, nome dado ao período de três anos de inverno.

Teorias de God of War Ragnarök

Na mitologia, Freya é incubida com a missão de trazer Baldur de volta à vida — o que supostamente evitaria o Ragnarök. Desta forma, a deusa até pede à governante do Reino do Mortos, Hela, pela ressurreição do filho.

Em God of War Ragnarök, a iniciativa pode ser diferente. Novamente, partindo do pressuposto da teoria mais popular relativa à história do novo jogo, a da viagem no tempo. Freya pode se tornar uma nova antagonista devido à possibilidade de evitar a morte de Baldur.

Nos trailers de God of War Ragnarök, Freya já aparece como um obstáculo no caminho de Kratos e Atreus. Particularmente importante é o fato de que ela aparece tomando para si a flecha de visco carregada pelo menino em um trecho narrativo.

Freya, assim como Mimir, é um ser de tremenda sabedoria e conhecedora das profecias do Ragnarök. No caso, uma delas aponta para um portal que pode levar seres ao passado, gerado a partir da quebra da árvore Yggdrasil.

Como bem pode ser visto nos trailers já lançados, a luta entre Kratos e Thor será uma das mais impactantes do novo jogo, portanto, a deusa pode usar essa inflamação para tentar provar a profecia, viajar no tempo e salvar o próprio filho, evitando o Ragnarök, mas às custas de lutar contra os protagonistas.

imagem de freya contra kratos em god of war ragnarok
Sony

LEIA MAIS

God of War Ragnarök chega em 9 de novembro para PS4 e PS5. Veja o Dualsense temático do jogo e também detalhes sobre a edição de colecionador.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em TwitchTwitterFacebook e no TikTok.

extras/capas/god-of-war-ragnarok-cover.jpg
God of War Ragnarök
Ver review
  • Lançamento

    09.11.2022

  • Publicadora

    Sony Computer Entertainment

  • Desenvolvedora

    Santa Monica Studio

  • Gênero

    Ação/Aventura

  • Testado em

    PlayStation 5