Fãs de Final Fantasy foram presenteados com um trailer bem longo no último State of Play. A prévia de FF16, intitulada "Dominância", trouxe trechos de história mesclados com gameplay. Nesta matéria, trazemos tudo o que descobrimos após assistir ao trailer novamente.  

LEIA MAIS

O vídeo começa com uma frase enigmática: "em um mundo reinado pela tirania e pelo tumulto, existem aqueles que lutariam para tomar de volta o controle sobre o próprio destino."

Clive Rosfield em meio às chamas.

Clive Rosfield é o protagonista de FF16.

Reprodução: Square Enix.

Aparentemente, os reinos de Valisthea não são lugares tão tranquilos, como já era de se esperar. Essa frase não diz muito, mas é um indício do peso que a política terá na trama.

O narrador da introdução, então, questiona quem são os Dominantes, como se ele fosse uma dessas pessoas. Dominantes, no mundo de Final Fantasy 16, são os humanos que servem como receptáculos dos chamados Eikons, as invocações do jogo. Em algumas nações de Valisthea, os Dominantes são tratados como realeza. Em outras, eles são desprezados.

Benedikta Harman aparece com um olhar misterioso.

Benedikta Harman é a dominante de Garuda.

Reprodução: Square Enix.

A Dominante de Garuda, Benedikta Harman, é a primeira personagem a aparecer no vídeo. Em seguida, surge o rosto do que parece ser o Dominante de Titan em transformação, além de imagens de dentro do corpo de Benedikta, que, finalmente, se transforma em Garuda. 

Pulando para uma noite tranquila, Clive Rosfield, ainda adolescente, aparece conversando com Jill Warrick, que fala sobre uma nova guerra iminente.

Hugo Kupka deixa a sala com rosto preocupado.

Hugo Kupka é o Dominante de Titan.

Reprodução: Square Enix.

Jill nasceu nos Territórios do Norte derrotados. Ainda pequena, ela foi levada do norte para O Grão-Ducado de Rosaria, onde foi criada junto de Clive e Joshua Rosfield. Os três são, basicamente, irmãos. Ainda assim, a origem dela talvez possa ter relação com os problemas que virão para Clive e Joshua.

Depois da breve aparição de Jill e Clive, um homem de roupa vermelha, cor que remete ao Grão-Ducado de Rosaria, diz que a cada dia em que o grupo dele adia uma ação não especificada, o desastre se aproxima. Eis que vemos, então, uma cena de gameplay.

Clive enfrenta inimigo com lança.

Repare nas barras de saúde.

Reprodução: Square Enix.

Como acontece em jogos de luta, o protagonista de Final Fantasy 16 aparece com a barra de saúde de frente para a barra de saúde do inimigo, descrito apenas como Imperial Lancer. Dever ser só mais um oponente comum.

Acima da barra de saúde de Joshua, vemos uma lista de "Perks", como consta na tela do jogo, que devem ser vantagens temporárias, ou mesmo fixas, obtidas com base em pontos de experiência gastos ou itens equipados.

Clive luta contra um grupo de soldados.

Os comandos estão nos cantos inferiores à esquerda e à direita.

Reprodução: Square Enix.

Pouco à esquerda, aparece o ícone do que parece ser uma águia, com o fundo vermelho. Provavelmente, o animal em questão é uma Fênix, já que o irmão de Clive, Joshua Rosfield, é o Dominante de Fênix. Se Clive está com os poderes do Eikon de Fênix, talvez a morte de Joshua, sugerida no trailer de anúncio, seja inevitável. Também existe um ícone verde com uma forma misteriosa, que, provavelmente, é o Eikon chamado Garuda, já mencionado aqui.

O direcional do controle servirá para os itens usados por Clive. No canto inferior esquerdo da tela, nos trechos de gameplay, vemos que a seta de cima usa Poção, a seta da direita usa Poção Forte e a seta de baixo usa um Tônico de Força. Provavelmente, os itens associados às setas serão personalizáveis.

Shiva enfrenta Titan em meio à guerra.
Reprodução: Square Enix.

No lado oposto ao dos itens, que é o canto inferior direito da tela, vemos as ações mais simples que o jogador poderá usar em combate. Quadrado ataca, triângulo solta fogo, X pula e bola realiza uma tal de "Phoenix Shift". Outros tipos de "Shift" devem ser disponibilizados conforme obtemos poderes de Eikons.

Provavelmente, com base nos ícones dos Eikons que vimos perto da barra de saúde de Clive, o Eikon selecionado em cada combate dará acesso a diferentes golpes. Além disso, será possível fazer uma troca dinâmica. Então, no meio da ação, poderemos trocar entre Eikons diferentes, que permitirão habilidades e, portanto, estratégias diferentes.

O Imperador d'O Sacro Império de Sanbreque parece confiante..

O Imperador d'O Sacro Império de Sanbreque.

Reprodução: Square Enix.

Durante os combates, o dano causado aos inimigos, assim como condições específicas que podem potencializar a força dos ataques de Clive, aparecem na tela, exatamente como em tantos outros RPGs. Espere por uma chuva de números e letras. Uma opção de remoção nas configurações é bem provável.

Na cena que sucede o gameplay, ouvimos uma voz dizer o seguinte: "o caos que ele pode espalhar levaria toda a Valisthea ao abismo." Quem será que é esse ele? Considerando que os personagens disponíveis na tela olham diretamente para a câmera, a resposta mais provável é que seria o próprio Clive.

Jill e Clive conversam à noite, sozinhos.

Jill, de costas, conversa com Clive adolescente.

Reprodução: Square Enix.

Quando a tela volta para o gameplay, vemos Clive realizar um combo aéreo. Durante o combo, o menu no canto inferior direito da tela muda a todo instante. Essa mudança é causada quando pressionamos R2, que servirá como um botão para abrir golpes mais potentes. É semelhante ao sistema de Marvel Ultimate Alliance, por exemplo.

Durante esse trecho do combate, especificamente, vemos uma barra ser preenchida no canto esquerdo da tela. A barra em questão diz "Odin". Então, existirá algum tipo de condição de combate para que as invocações possam ser realizadas.

Titan encara a câmera com raiva.

Rosto do Titan em Final Fantasy 16.

Reprodução: Square Enix.

Novamente, uma voz volta a trazer informações sobre a história. Um narrador misterioso diz que se ele unir os dominantes será possível encerrar todos os problemas e começar uma nova ordem que levará o mundo adiante.

Pouco depois da frase pomposa do personagem não identificado, começa uma guerra gigante. Em meio ao caos, que tem mais sangue do que se espera em Final Fantasy, Hugo Kupka, Dominante de Titan, diz que se ele for para a batalha, o duelo com o interlocutor a quem ele se dirige abalará toda a ilha do confronto.

Considerando que, logo após Hugo dizer isso, Shiva, de gelo, e Titan, de terra, aparecem lutando um contra o outro, a mensagem, provavelmente, se dirigia ao Dominante de Shiva, ainda não identificado.

Em seguida, mais criaturas gigantes, ou Eikons, aparecem. Com base no design, estamos falando de Bahamut, do já citado Odin, Ifrit e Phoenix. Se somarmos Titan e Garuda à conta, temos seis Eikons. Um para cada reino de Valisthea. Se bem que, ao final do trailer, Ramuh também é confirmado.

Mesmo depois da cena cinematográfica, em que Eikons se chocam uns contra os outros, vemos o gameplay que confirma batalhas entre monstros gigantes. Nesse trecho, Phoenix enfrenta um monstro identificado apenas como "Eikon de Fogo", que, obviamente, é o Ifrit. Aliás, logo na sequência, o próprio Ifrit enfrenta Titan.

Considerando que as barras de saúde de Phoenix e Ifrit aparecem à esquerda na tela, o mais provável é que ambos estejam sendo controlados pelo jogador nas vezes em que aparecem. Talvez, a cada Eikon derrotado, seja possível habilitá-lo em combate na sequência.

De maneira extremamente fria, o líder d'O Sacro Império de Sanbreque diz que vidas serão perdidas na guerra, mas outras pessoas podem ser geradas Ele diz o mesmo sobre casas que podem ser reconstruídas e reforça a durabilidade do império.

A conclusão do trailer "Dominância" mostra Clive Rosfield enquanto o narrador diz "desperte, criança do destino". Em seguida, a mesma voz diz: "desperte, Ifrit". Sim. De novo, Ifrit será fundamental na história.

Final Fantasy 16 será lançado entre junho e setembro de 2023 para PS5.