A Sony anunciou que, em 4 de junho às 17h (Horário de Brasília), ela finalmente revelará mais informações sobre o futuro do PlayStation 5, em uma apresentação voltada para mostras os games do console de nova geração.

"Os jogos que acompanharão o PS5 representam o que há de melhor no setor, oferecido por estúdios inovadores espalhados por todo o mundo", escreveu o CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, no PlayStation Blog. "Estúdios grandes ou pequenos, os mais novos e os mais consolidados, todos os tipos de estúdio trabalharam duro para desenvolver jogos que demonstrem o potencial do hardware. "

O evento, que tem duração aproximada de uma hora, será dedicada principalmente aos próximos jogos da plataforma, mas a mensagem de Ryan não dá mais detalhes sobre possíveis informações relacionadas ao console em si, incluindo seu design, data de lançamento e preço.

"Esta mensagem faz parte de uma série de atualizações sobre o PS5, mas, não se preocupe: depois da demonstração da semana que vem, ainda tem muito mais para você", escreveu o executivo.

Previsto para o fim de 2020, o novo PlayStation promete diversas mudanças e inovações especiais. Entre suas novidades estão o DualSense, um controle com feedback háptico mais evoluído e gatilhos mais sensíveis para aumentar a imersão do jogador; um SSD especial que promete reduzir (e até remover) os tempos de loading, o que pode mudar significativamente a filosofia de design de jogos; e um sistema de áudio 3D para capturar ainda mais os sons e sensações dos games.

Nos últimos meses, a Sony tem revelado informações oficiais sobre o PlayStation 5 a conta-gotas: a empresa revelou a existência do console em uma matéria da revista Wired; anunciou o nome oficial e previsão de lançamento em outubro de 2019; mostrou o logotipo na CES 2020; fez uma apresentação técnica especial em março; e revelou o DualSense em abril.

O motor gráfico Unreal Engine 5 também foi demonstrado em um PlayStation 5.

Uma matéria do site da Bloomberg indica que, ao menos em seu primeiro ano, o PS5 terá um estoque mais limitado do que o PS4 em seu lançamento devido aos altos custos de produção relacionados à fabricação e matéria-prima do console.

Nota em desenvolvimento