F1 2022 é o novo jogo de Fórmula 1 da Codemasters e EA Sports que, dessa vez, deixa seu alvo explícito e aposta em experiências próprias para entusiastas, embora mantenha portas de acesso para jogadores iniciantes.

A série F1 desenvolvida pela Codemasters é isto, não apenas um jogo corrida, um simulador de Fórmula 1 com todas as suas nuances. Neste ano, porém, perde em não trazer conteúdos disponibilizados em edições anteriores, principalmente os focados em experiências além dos circuitos.

F1 2022 não traz um modo história como “Ponto de Frenagem” de F1 2021, que servia como ponto de partida para o game em si e até oferecia um envolvimento interessante. Óbvio ponto negativo, principalmente aos olhos do público casual, cujo objetivo é encontrar algo para estabelecer uma ligação com o jogo antes de explorar modos mais complexos.

Neste âmbito, F1 pode ser considerado até limitado, os únicos modos de jogo disponíveis são carreira (de piloto ou equipe), solo, no qual o jogador pode criar o próprio GP ou participar de voltas rápidas com supercarros, e multiplayer online, com partidas ranqueadas, tela dividida e afins.

Claro, há muito aqui para rechear uma tarde com amigos ou até sessões prolongadas de jogo, mas o volume de conteúdo não está necessariamente nos modos e sim na profundidade que alguns deles oferecem.

Imagem de captura de tela de F1 2022.
Reprodução: EA Sports

Sem o modo história, o brilho de F1 2022 fica no modo carreira que, sem sombra de dúvidas, agradará todo e qualquer fã de Fórmula 1. Sem se reinventar demais, escolhendo criar apenas o piloto ou até mesmo sua equipe inteira, a carreira aqui é, de fato, algo complexo para quem deseja, mas leve para quem assim procura.

Assim como nas versões anteriores, todos os modos carreira podem ser personalizados de diversas formas, dando liberdade para o jogador escolher que tipo de treinos vai fazer, quais pneus vai usar, qual estratégia executar, se as corridas serão simples com poucas voltas ou se a experiência será mais próxima da real com dezenas delas.

Porém, por mais amedrontador que possa parecer, o jogo não força ninguém a se aprofundar, oferecendo a possibilidade de deixar tudo automatizado para apenas curtir a corrida, também na carreira de time, com investimentos feitos automaticamente e até pilotos sugeridos para contratação.

Aqui fica outro destaque de F1 2022, a abrangência de presenças é singular, com os grids ainda na Fórmula 2 compostos por rostos familiares para fãs, assim como pilotos lendários disponíveis para contratação como o brasileiro Ayrton Senna.

Imagem de captura de tela de F1 2022.
Reprodução: EA Sports

Falando das corridas, a simulação continua oferecendo divertimento não importa o nível desejado de desafio, que pode ser aumentado tanto com o aprimoramento dos adversários, quanto com o aprofundamento de conteúdo dentro da pista. 

A qualquer momento o jogador pode optar por ter uma experiência assistida, tanto mecanicamente quanto estrategicamente, com a inteligência artificial tomando decisões como melhor momento para ultrapassagem, paradas nos boxes e afins, ou fazer tudo sozinho.

Desta forma, F1 2022 oferece experiência básica para quem é novato ou não deseja se aprofundar tanto, mas também extremamente realista e detalhada, para veteranos e reais apaixonados por Fórmula 1 que querem, de fato, se sentir pilotando em um grande prêmio.

Ainda no tópico “se sentir em um grande prêmio”, a imersão proporcionada por F1 2022 é digna de elogios. Claro, não há como escapar de falas repetitivas (totalmente localizadas em português), mas o jogo faz muito mais do que apenas colocar narradores para ambientação.

Imagem de captura de tela de F1 2022.
Reprodução: EA Sports

Os visuais seguem o padrão dos títulos já lançados da Codemasters, com adaptações fiéis e detalhadas dos carros e até modelos competentes de pilotos icônicos (infelizmente nada como o feito no modo história de F1 2021).

As pistas recebem também o mesmo carinho de costume, como representações espetaculares dos circuitos da vida real apresentados pelos narradores ao começo de cada treino, corrida de colocação e GP, o que dá um ar de riqueza ao produto oferecido em F1 2022.

Fora das corridas e de qualquer outro modo de jogo, F1 2022 traz uma experiência visivelmente voltada a entusiastas de supercarros e Fórmula 1, o F1 Life: uma espécie de lobby que permeia todo o jogo. 

Imagem de captura de tela de F1 2022.
Reprodução: EA Sports

O ambiente, que remete claramente a uma casa de qualquer bilionário excêntrico, pode ser personalizado e, mais importante, usado para expor as conquistas do jogador, como troféus e até carros conseguidos após cumprir diversos desafios.

O diferencial, porém, fica para o fato de ser um modo online. Ou seja, seus amigos podem visitar sua F1 Life e ver tudo que está exposto em seu showroom. Aliás, o avatar do jogador também é personalizável e o recurso utilizado para adquirir novos itens cosméticos é, obviamente, proveniente de microtransações.

Imagem de captura de tela de F1 2022.
Reprodução: EA Sports

É clara a motivação por trás do surgimento de F1 Life. A tendência por experiências virtuais, metaverso e afins é algo a ser tomado em conta no presente momento, mas não há como não se decepcionar ao lembrar que o esforço colocado no recurso veio, possivelmente, ao custo da remoção de um novo modo história.

F1 2022 é um simulador com um claro objetivo. Visivelmente, a Codemasters decidiu apostar no que sabe fazer melhor e abandonar alguns recursos interessantes ao jogador casual, em troca de possibilidades e seriedade cujo apelo aos entusiastas faz do game um prato cheio para os fãs de Fórmula 1.

extras/capas/New_Project.jpg
Electronic Arts F1 2022
  • Lançamento

    28.06.2022

  • Publicadora

    Electronic Arts, EA Sports

  • Desenvolvedora

    Codemasters

  • Gênero

    Corrida/Simulação

  • Testado em

    PlayStation 5

Nota do crítico