Assim como na temporada do esporte, F1 2022 incorporou todas as grandes mudanças da categoria, que vem mexendo com a temporada. Quem imaginaria que Lewis Hamilton e a Mercedes estariam passando dificuldades? 

F1 2022
Divulgação: EA Sports

Na prova de ontem, o sete vezes campeão mundial chegou 21 segundos depois de Max Verstappen e sua Red Bull e isso é um reflexo de como essas mudanças mexeram com os carros, porém, será que dá pra sentir isso no game? Sim e não. A aqui nessa prévia eu digo o porquê.

Mas antes de chegar a este ponto avançado, preciso fazer o básico para apresentar F1 2022. O jogo chega para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC no dia 1º de julho. O The Enemy vem testando o game há cerca de 1 semana e, na semana passada, demos nossas impressões sobre a pista de Miami.

Para pilotos iniciantes e avançados

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Divulgação: EA Sports

Vai parecer um pouco de “nerdice de Fórmula 1”, porém vou tentar deixar um pouco claro de como isso afetou os carros e, como consequência, o jogo da Codemasters. Toda a aerodinâmica dos carros de 2022 foi reformulada para trazer o efeito solo, que visa amenizar o impacto do ar lançado para o carro de trás. Isso reduz o arrasto e dificulta, justamente, a aproximação do rival à frente, fazendo uma turbulência bem notável no game.

Quando você ativa o DRS, seu carro ganha mais potência, porém a turbulência faz com que essa potência extra não seja tão influente na hora de “pegar o vácuo” e ultrapassar, pois essas mudanças fizeram com que os carros fiquem menos estáveis, um efeito que é conhecido na F1 como "porpoising" e que a revista Motorsport explica com mais detalhes.

É impressionante como isso também reflete no game, principalmente quando você está usando um volante e com todas as assistências desligadas. Basta uma mexidinha fora da hora para fazer com que seu carro perca tempo ao invés de ganhar tempo. Você precisa saber como controlar a sacudida que o carro absorve para fazer boas ultrapassagens.

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Divulgação: EA Sports

Eu tive que buscar informações fora do ambiente de jogo para entender o que eu estava fazendo de errado. Afinal, em F1 2021 existia sim uma certa turbulência, porém, agora a diferença é bem mais notável. O sentimento era de que meu volante estava um pouco descalibrado, mas depois entendi que era esse o objetivo da FIA e que foi transmitido para F1 2022. 

No controle, por outro lado, essa sensação não transparece muito - até porque eu não consigo jogar com o controle do Xbox sem adicionar algumas assistências. Mesmo assim você sente que o carro “luta” para ter desempenho. E essa sensação faz com que você se arrisque mais para tentar ultrapassar. 

Falando em controle, acredito que este seja o ponto onde a grande maioria dos jogadores vão testar o game e também segue a filosofia da Codemasters de fazer com que “F1 2022 seja F1 para todos”. 

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Você vai notar que existem diversas ferramentas de acessibilidade para ajudar novos corredores a se acostumarem com a F1, como uma Inteligência Artificial que se adapta à sua forma de correr. Essa inteligência, claro, não vai abrir caminho para que você não tenha desafios nas ultrapassagens, mas também não faz com que os iniciantes fiquem frustrados a ponto de não conseguir vencer uma corrida.

Honestamente? Eu não consegui notar uma  grande diferença nesse quesito entre o game do ano passado e o deste. Mas é uma promessa interessante, tendo em vista que a F1 aos poucos vem ganhando mais destaque na mídia e que isso pode atrair mais atenção para novos jogadores.

Promessas

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Divulgação: EA Sports

A Codemasters e a Electronic Arts estão trabalhando para que F1 2022 tenha uma pegada com mais “visual de transmissão” porque agora você vai poder escolher o modo “broadcast” que quando o safity car entra na pista você vai assistir como se fosse um dia de transmissão. Do contrário os puristas podem manter do jeito que é hoje, seguindo o comboio.

Ou seja, coisas que permitam uma proximidade maior para ser interessante para o jogador novato na série.

Entre as promessas a Codemasters diz que vai fazer alguns ajustes para o modo Carreira e Meu Time, aumentando eventos para ter mais desafios e escolhas. Um exemplo citado foi que os jogadores poderão escolher até não dar entrevistas no fim das corridas e ver como isso vai ser recepcionado pelo público e imprensa ou até mesmo evitar de resolver um problema agora por corte de custos e como isso se aplica no longo prazo.

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Nas pistas, a Codemasters diz que fez uma série de upgrades para condizer melhor com os circuitos reais. Eles deram exemplos dos GPs de Austrália, Espanha e Abu Dhabi.

Porém, uma coisa que a Codemasters deu bastante enfoque é que F1 2022 vai ter suporte à realidade virtual no PC. “Vai ser uma experiência mágica”, disse  o Diretor Criativo da franquia, Lee Mather, na coletiva de imprensa para apresentar o game. 

Segundo ele, essa tem sido a feature mais pedida dos últimos anos. “Os equipamentos de VR estão cada vez mais presentes e se tornou um lugar comum na Formula 1. Você vai ter a experiência completa de correr e se sentir dentro de um cockpit de um carro”, conta.

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Para fechar  a lista de novidades, Mather disse ainda que o jogo vai ter algo para falar sobre o estilo de vida da categoria com uma experiência chamada “F1 Life”. É o local onde o jogador vai fazer as escolhas do que fazer, ou, como nas palavras de Mather, “é o Player Hub é onde o jogador vai poder fazer as escolhas de customização, onde você poderá ver os supercarros que vai desbloquear durante o jogo e onde você vai ver sua coleção de troféus, além de ser o Lobby para as corridas multiplayer”.

O F1 Life vai ser onde você vai poder interagir com seu personagem, ver as roupas que habilitou e também de outros corredores virtuais. E sim, você vai poder fazer com que seu piloto se vista com estilo, escolhendo desde camisetas, agasalhos e outras coisas que para quando você estiver “à paisana”, ou seja, sem o uniforme de piloto.

Falando em supercarros, eles vão fazer parte de sua experiência no modo Carreira e Meu Time, onde você terá eventos para concluir como fazer tomadas de tempo, drift e duelos de rivais. Na apresentação eles mostraram carros da Ferrari, AMG, Aston Martin e McLaren.

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Segundo Mather, essa é a oportunidade de dar aos jogadores novas oportunidades de desfrutar o que eles destravam nesses modos.

Finalizando, Mather diz que quem fizer a pre-order vai ter acesso ao jogo três dias antes, além de ter upgrade para a nova geração, ou seja, quem comprar a versão de PS4 terá upgrade para PS5 e a mesma coisa nos consoles da Microsoft. Além de uma série de pacotes que podem ser utilizados no game, como o pacote F1 Life, 18 mil Pitcoins e ícones para usar no modo Meu Time.

Nas perguntas e respostas, Mather disse que o jogo não vai ter modo de campanha com história, algo que foi muito elogiado no game do ano passado. Segundo ele, isso se deve pelo fato de a Codemasters precisar de dois anos para trabalhar nesse projeto. O The Enemy produziu uma matéria completa sobre esse assunto.

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Com tudo isso dito, sinto que a Codemasters está realmente engajada para trazer novidades em F1 2022. Apenas a mudança de regras, que altera o tamanho do carro e a forma que eles se portam dentro das pistas é algo impressionante. 

Agora resta a gente saber se eles vão conseguir entregar tudo o que prometeram. Nossas primeiras impressões dizem que eles estão no caminho certo.