Quando a atualização Correntes da Dominação chegar a World of Warcraft: Shadowlands este ano, não vão faltar jogadores para se aventurar em Korthia e desvendar os planos do Carcereiro. O lançamento da expansão foi um grande sucesso, com mais de 3,7 milhões de cópias vendidas, e só foi superado como maior lançamento para PC em 2020 com a chegada de Cyberpunk 2077. O MMO da Blizzard conta hoje com cerca de 12 milhões de assinantes.

Considerando tudo o que aconteceu no mundo em 2020 - e continua acontecendo neste ano - como a pandemia de Covid-19, lockdowns e o distanciamento social, esse engajamento do público com WoW não surpreende a Blizzard, mas ganha um novo significado, disse o diretor Ion Hazzikostas, em entrevista ao The Enemy.

Como a pandemia deu um novo significado para World of Warcraft

Ion Hazzikostas, diretor de World of Warcraft

Blizzard/Divulgação

"Nós construimos World of Warcraft como um mundo virtual, que permite pessoas ao redor do nosso mundo se reunirem, terem o sentimento de conexão e de fazer parte, fazer novos amigos e explorar. Em uma época em que tantos de nós estão presos em casa, afastados dos nossos amigos e pessoas amadas, sentir que nós podemos estar lá para nossos jogadores, que podemos ajudá-los a satisfazer de alguma forma essa necessidade básica de conexão, é muito inspirador para nós".

A pandemia também afetou o trabalho na expansão, mas deu ao time uma motivação a mais para entregar o melhor conteúdo possível para os fãs.

"Houveram muitos desafios para nós, desenvolvedores, trabalhar de casa, produzir e lançar uma grande expansão como Shadowlands das nossas casas, mas nós conseguimos dar um jeito de superar esses desafios, de colaborar e encontrar novas formas para nossos processos", explicou Ion.

"Foi realmente esse senso de dever para com nossa comunidade, de dar a eles novos mundos para explorar, outro capítulo em nossa jornada, que nos manteve seguindo em frente. Foi um ano inesquecível, para dizer o mínimo, mas nós estamos muito orgulhosos do que conseguimos realizar para os nossos jogadores".

Segredo do sucesso

Como a pandemia deu um novo significado para World of Warcraft
Blizzard/Divulgação

Para o diretor, criar esse espaço para que os jogadores possam se conectar uns aos outros é o segredo do sucesso do jogo. "É algo que WoW sempre fez, desde o começo. Se falamos sobre o sucesso do jogo, sua longevidade, ele está no seu 16º ano, isso se deve às amizades que as pessoas forjaram, conectando-se a esse mundo e uns aos outros".

Ion se lembra quando ele começou a jogar World of Warcraft, dezesseis anos atrás, quando o game foi lançado pela primeira vez. "Parte da mágica do jogo era entrar em um grupo para explorar uma dungeon, e ninguém usava chat por voz naquela época. Agora, está por todo lado. Mas quando eu entrei numa guilda e instalei o Ventrilo no meu computador, porque eles me disseram que eu precisava, e de repente eu podia ouvir as vozes deles, diferentes sotaques, pessoas de todo o mundo dividindo aquele espaço, juntas".

Para ele, é disso que WoW sempre se tratou. "É algo que nós trabalhamos para nutrir e manter".

Correntes da Dominação

Crédito: Blizzard/Divulgação

World of Warcraft: Shadowlands está disponível para PC. Sua primeira grande atualização, Correntes da Dominação, vai revelar mais sobre os domínios e intenções do Carcereiro. Os jogadores poderão mergulhar em Korthia, a Cidade dos Segredos, em busca de novas missões e atividades. Além de novas masmorras, raides, armaduras, armas, montarias e mascotes, os jogadores devem encontrar rostos conhecidos no "além vida" de WoW e terão a chance de enfrentar alguns destes velhos conhecidos.

Ainda não há uma data certa para a chegada de Correntes da Dominação ao jogo.

Leia também:

 

  • Lançamento

    23.11.2004

  • Publicadora

    Blizzard

  • Desenvolvedora

    Blizzard

  • Censura

    12 anos

  • Gênero

    None