Com dezesseis anos de vida e uma longa história de sucesso, World of Warcraft é a franquia mais valiosa da Blizzard, e enquanto outros jogos da casa já chegaram aos consoles e celulares, WoW segue restrito ao mundo dos computadores.

No passado, isso fazia sentido, mas e no cenário atual, em que PlayStation e Xbox são tão parecidos em engenharia com os PCs e outros jogos do gênero já desbravaram essas plataformas, porque não seguir este caminho? Foi o que The Enemy perguntou ao diretor Ion Hazzikostas.

"O maior desafio para nós é que precisaria ser muito mais do que uma adaptação, precisaria ser uma maneira realmente excelente, de primeira classe, de se jogar World of Warcraft", disse o diretor.

Para exemplificar, Ion lembrou do lançamento de Diablo III para PS3 e Xbox 360: "Quando Diablo III chegou aos consoles, era uma franquia de PC, foi preciso muito trabalho para redefinir o jogo, explorar o esquema de controle, para fazer dele um jogo que realmente pertence-se ao seu sofá, ao seu console e televisor, e não só um jogo de computador adaptado".

Segundo o diretor, no caso de WoW, há aspectos do controle, de navegação e manipulação da interface, da quantidade de habilidades que os jogadores têm, que foram projetados apenas para o PC.

"Por isso, se nós um dia fizermos, terá que ser uma verdadeira experiência com a qualidade de primeira da Blizzard. E precisariamos garantir que qualquer coisa que fizermos nessa direção não aconteça ao custo da nossa habilidade de continuar atualizando e trazendo novos conteúdos para os milhões de jogadores de WoW no PC".

Um sonho possível?

O diretor comentou que levar o jogo para mais plataformas é uma discussão recorrente na Blizzard, ainda que não esteja nos planos do estúdio neste momento. "Eu adoraria ver isso acontecer um dia, mas não é algo que está nos nossos planos ou em que estejamos trabalhando. Mas é algo que nós vamos continuar discutindo, nós adorariamos levar WoW para todas as plataformas se pudessemos".

"Um jogo assim, tão fortemente dirigido pela sua comunidade, quanto maior puder ser essa comunidade, quanto menos barreiras sobre em qual plataforma você joga, que separam o jogador dos seus amigos, melhor. Mas precisamos lidar com a realidade dos padrões que nós defendemos e do que seria preciso para fazer acontecer", completou.

Ou seja, por enquanto, World of Warcraft segue disponível apenas para computadores.

Leia também: