Na segunda (2), notou-se que a seção de hardware na loja do Steam havia removido a página das Steam Machines, os computadores criados para serem jogados nas salas de estar com o sistema operacional SteamOS.

Agora, o programador Pierre-Loup Griffais, da Valve, publicou uma mensagem na Steam Community explicando não a que ponto estão as Steam Machines na empresa, como também a evolução do Linux - e o SteamOS - como plataforma para videogames.

“Notamos que o que começou como uma faxina rotineira na navegação da loja do Steam acabou virando uma história sobre a remoção das Steam Machines”, começa o texto, que relembra que a seção com os aparelhos ainda pode ser acessada.

“Enquanto é verdade que as Steam Machines não estão exatamente sumindo das prateleiras, nossas razões para seguir em frente com uma plataforma de games aberta e competitiva não mudaram significativamente. Ainda estamos trabalhando duro em fazer dos sistemas operacionais Linux um excelente lugar para jogos e aplicativos. Achamos que, no fim das contas, isto resultará em uma experiência melhor tanto para desenvolvedores quanto consumidores, incluindo aqueles que não estão no Steam.”

Griffais ressaltou principalmente os avanços em relação à API Vulkan, que agora também está disponível para sistemas operacionais MacOS e iOS, além de Linux e Windows.

“Acreditamos que uma parte importante deste esforço é nosso investimento contínuo em tornar a Vulkan em uma API gráfica competitiva e com bom suporte, assim como garantir que tenha apoio de primeira nas plataformas Linux.”

“Também temos outras iniciativas engatilhados que não estamos prontos para falar no momento; SteamOS vai continuar a ser nossa mídia para trazer estas melhorias aos nossos consumidores, e acreditamos que eles vão, no fim, se beneficiar do grande ecossistema de Linux.”

Sendo assim, a Valve ainda parece estar interessada em abrir seu próprio espaço e deixar de ser tão dependente do Windows no futuro. A falta de uma menção mais clara às Steam Machines neste planejamento, porém, põe em dúvida qual será seu papel dentro dele.