A compra dos estúdios ocidentais da Square Enix pelo grupo Embracer foi concluída. A prtir de agora, Crystal Dynamics e Eidos Montreal terão total controle criativo de Tomb Raider e Deus Ex, respectivamente, dois dos maiores jogos das empresas em questão.

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Após a aprovação da negociação com a Square Enix, o Embracer Group devolveu a autonomia dos estúdios sobre as propriedades intelectuais. Até então, jogos como Tomb Raider, Deus Ex e Legacy of Kain eram IPs da Square Enix, que direcionava o desenvolvimento dos jogos para os estúdios.

Esse é, inclusive, um dos motivos que tirou a conclusão da última trilogia de Tomb Raider da equipe criativa original. Enquanto Tomb Raider (2013) e Rise of the Tomb Raider (2015) foram desenvolvidos pela Crystal Dynamics, Shadow of the Tomb Raider (2018) foi alocado para a Eidos Montreal, para que o estúdio original pudesse focar em Marvel’s Avengers.

Decisões executivas desse tipo afetavam, naturalmente, a qualidade e consistência de franquias importantes, além do próprio catálogo de lançamentos, resultando em problemas de crunch e também adiamentos.

Ao que tudo indica, a nova gestão está mais interessada em resultados positivos do que em se envolver nas decisões criativas dos próximos jogos, devolvendo propriedades intelectuais aos respectivos estúdios. 

Crystal Dynamics

Com isso, Crystal Dynamic e Eidos Montreal já atualizaram os termos de serviço e privacidade, notificando que retomaram o controle total sobre Tomb Raider e Deus Ex. O mesmo deve ocorrer com outras franquias.


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Rise of the Tomb Raider
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  • Lançamento

    10.11.2015

  • Publicadora

    Microsoft Studios

  • Desenvolvedora

    Crystal Dynamics

  • Censura

    16 anos

  • Gênero

    None