O The Game Awards 2021 acontece nesta quinta-feira, 9 de dezembro, e Deathloop é cotado para levar o maior número de prêmios na noite, com nove indicações em oito categorias diferentes, incluindo Jogo do Ano.

E sabia que, caso seja vencedor de todas as categorias — algo improvável, considerando a paridade dos indicados deste ano, mas certamente possível —, ele seria o novo recordista da premiação?

Desde 2014, dezenas de jogos foram reconhecidos entre as categorias do TGA, seja por gênero, qualidade técnica ou poder de representatividade. Mas raros foram os casos de jogos que conquistaram mais de uma estatueta, quanto mais múltiplas delas.

Por isso, confira os maiores vencedores históricos na história do The Game Awards:

The Last of Us: Parte II (7)

The Last of Us: Parte II

Grande vencedor da última edição do The Game Awards, The Last of Us: Parte II confirmou seu favoritismo na premiação ao vencer 7 das 11 indicações que recebeu na premiação.

O aclamado game da Naughty Dog conquistou as categorias de Melhor Direção, Melhor Narrativa, Melhor Design de Áudio, Melhor Performance (Laura Bailey como Abby), Melhor Jogo de Ação e Aventura, Inovação em Acessibilidade e, é claro, Jogo do Ano.

As únicas categorias em que o jogo não venceu foram em Melhor Direção de Arte (Ghost of Tsushima), Melhor Trilha Sonora (Final Fantasy VII Remake) e no Player's Vote (Ghost of Tsushima). Ashley Johnson, que interpreta Ellie, também concorreu a Melhor Performance.

Naughty Dog/Divulgação

Disco Elysium (4)

Disco Elysium

Em questão de meses, Disco Elysium acabou indo de um RPG essencialmente desconhecido pelo grande público para se tornar um dos títulos mais aclamados de todos os tempos — e isso, de certa forma, acabou se refletindo no The Game Awards de 2019.

Embora não tenha concorrido ao Jogo do Ano, o game do estúdio ZA/UM foi talvez o grande vencedor da noite, vencendo todas as categorias em que concorreu: Melhor Narrativa, Melhor RPG, Melhor Jogo Indie e o auspicioso Fresh Indie Game, patrocinado pela Subway — prêmio dedicado especialmente a Karl Marx e Friedrich Engels pelos desenvolvedores.

ZAUM/Divulgação

Red Dead Redemption 2 (4)

Red Dead Redemption 2

A principal disputa do TGA 2018 aconteceu entre os jogos mais populares e aclamados do ano: Red Dead Redemption 2 e God of War.

No fim, o épico western garantiu quatro prêmios para a Rockstar Games: Melhor Narrativa, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Áudio e Melhor Performance para Roger Clark como o protagonista Arthur Morgan.

Mas o maior prêmio da noite acabou ficando com Kratos, Atreu, Cory Barlog e a Sony Santa Monica.

Rockstar Games/Divulgação

Overwatch (4 — Tecnicamente 7)

Overwatch

No que provavelmente é um dos maiores casos de "você tinha que estar lá", Overwatch foi o maior vencedor do The Game Awards 2016, ganhando 4 categorias no total, incluindo Jogo do Ano.

As outras categorias que o shooter da Blizzard conquistou foram Melhor Direção, Melhor Jogo Multiplayer e Melhor Jogo de Esports — mas, curiosamente, não Melhor Jogo de Ação, que acabou ficando com Doom.

Se quiser torcer a faca um pouco mais, Overwatch é tecnicamente vencedor de 7 prêmios no The Game Awards como um todo, vencendo Melhor Jogo Contínuo em 2017 e 2018, e Melhor Jogo de Esports em 2017, o que o colocaria empatado em primeiro lugar junto de The Last of Us: Parte II.

É claro que, como sabemos, a fama de Overwatch acabou virando infâmia em poucos anos, e com as recentes denúncias contra a Activision Blizzard, é provável que não vejamos mais prêmios por parte do game tão cedo.

Blizzard Entertainment/Divulgação

The Legend of Zelda: Breath of the Wild (3)

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Zelda: Breath of the Wild sempre foi o franco favorito para vencer o Jogo do Ano no TGA 2017 — o que de fato aconteceu — mas é prova de que 2017 foi um ano forte para o mundo dos games quando ele "só" recebeu 3 prêmios, e que nem foi o único título com esse número na noite.

Além da categoria máxima, o Zelda que reinventou a franquia também conquistou os troféus de Melhor Direção e Melhor Jogo de Ação e Aventura.

Nintendo/Divulgação

God of War (3)

God of War

O grande vencedor do Jogo do Ano em 2018, superando Red Dead Redemption 2, o God of War que reinventou a franquia também recebeu mais dois prêmios no TGA 2018: Melhor Direção e Melhor Jogo de Ação e Aventura.

... O que é, curiosamente, exatamente o mesmo número e as mesmas categorias vencidas por Breath of the Wild no ano anterior, com ambos os jogos sendo reformulações de franquias populares.

Sony Santa Monica/Divulgação

Cuphead (3)

O aclamado e extremamente desafiador jogo do Studio MDHR inspirado em desenhos animados clássicos também está entre os grandes vencedores do TGA 2017 e do Game Awards como um todo.

Naquele ano, o game conquistou as categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Jogo Independente, e Melhor Estreia de Jogo Indie.

Hellblade: Senua's Sacrifice (3)

Hellblade: Senua's Sacrifice

Reforçando o quão forte 2017 foi para o mundo dos games, Hellblade é o terceiro jogo da lista que ganhou três prêmios naquele ano, junto de Zelda: Breath of the Wild e Cuphead.

O jogo da Ninja Theory conquistou Melhor Design de Áudio, o prêmio Games for Impact e o de Melhor Performance para Melina Juergens, que interpretou a protagonista Senua.

Agora é saber se Hellblade 2, anunciado em um TGA, conseguirá um feito similar quando chegar ao PC e Xbox Series X|S (seja lá quando isso for).

Ninja Theory/Divulgação
The Game Awards 2021

The Game Awards 2021 acontece em 9 de dezembro, e você poderá acompanhar todas as vitórias e anúncios pelo The Enemy — que, vale lembrar, é parceiro e parte do júri da premiação!

Além do site e das redes sociais, confira o evento completo com a gente via live na Twitch.tv ou YouTube, a partir das 17h.

The Game Awards/Divulgação