The Finals, jogo multiplayer anunciado em 2022 e desenvolvido pela Embark Studios, enfrenta controversia pelo uso de vozes geradas por inteligênca artificial. Entenda.

A informação foi revelada pelo próprio estúdio no podcast "Meet the Makers". De acordo com diretores de som de The Finals, as vozes de falas dentro do game de personagens e narrador são todas geradas por IA.

Um dos primeiros dubladores a reagir nas redes sociais sobre a confirmação do estúdio foi Kit Harrison, que participa de projetos como Genshin Impact e Ghostrunner 2, que criticou não apenas o uso de vozes geradas por IA, mas também o discurso dos desenvolvedores acerca das limitações da tecnologia.

Segundo a Embark, gritos, grunhidos, respiração e afins são as "exceções" e precisaram de ator reais gravando, o restante, vozes de personagens e comentaristas das partidas são gerados por IA.

Não apenas dubladores, mas outros estúdios inteiros criticaram a medida adotada pela Embark, como a Gearbox Software. "Lançar um produto com voz gerada por IA é simplesmente ruim. Especialmente para um jogo que claramente poliu diversos outros aspectos da apresentação, isso é gritante".

A principal defesa do ponto da Embark é a "velocidade com a qual se produz conteúdo com IA". De acordo com o estúdio, usar inteligência artificial permite ter novos materiais "em horas, invés de meses", mais uma declaração fortemente criticada pelos profissionais da área.

LEIA MAIS

The Finals ainda não tem data de lançamento, mas está em fase de beta aberto, até 5 de novembro, já com crossplay entre PS5Xbox Series e PC.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!