Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge, o próximo jogo das Tartarugas Ninja, promete entregar muita ação e nostalgia. Recentemente, o The Enemy testou o game por meio de uma demo, em que ficou comprovado que o título foi ”feito sob medida para os fãs de Turtles in Time”.

O The Enemy também teve a oportunidade de entrevistar Eric Lafontaine, gerente de Marketing da Tribute Games, que comentou alguns dos segredos do jogo ainda não revelados. O executivo descreveu em detalhes os golpes e especiais de alguns dos personagens do jogo, como April e Raphael, além de confirmar que o título será maior que outros clássicos beat ’em ups, com mais 15 fases e chefões. 

LEIA MAIS

Confira a entrevista na íntegra abaixo: 

Imagem de divulgação de Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge
Dotemu/Tribute

 No Brasil, as Tartarugas são consideradas algo retrô por causa das animações e filmes das décadas de 1980 e 1990. De que formas esse espírito retrô se manifesta no jogo? 

“Shedder’s Revenge é uma homenagem às Tartarugas do final dos anos 1980, início dos anos 1990. Crescemos como fãs do jogo arcade, Turtles in Time, e do desenho animado. Por isso usamos esses jogos antigos e voltamos aos anos 80, ao desenho animado, como referência para desenvolver as Tartarugas, porque foi, para nós, a maior era das Tartarugas. É meio que a era de ouro dos beat ’em ups também, então, fazia todo sentido voltar no tempo e usar o desenho animado de 1987 e fazer referência ao jogo de arcade Turtles in Time. O jogo [Shredder’s Revenge] é para nós a encarnação das Tartarugas que carregam tanta nostalgia, e é por isso que escolhemos seguir esse caminho.”

Trecho de gameplay de Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge
Dotemu/Tribute

Como foi trabalhar com a Nickelodeon para o jogo? 

“No início, ficamos em êxtase. Nosso co-fundador e presidente esteve em contato por muito tempo com a Nickelodeon para ter a chance de desenvolver um jogo das Tartarugas. Ao mesmo tempo, a Dotemu estava em contato com a Nickelodeon e, de alguma forma, tivemos a chance de apresentar a ideia de trabalhar com as Tartarugas de 1987. A partir desse ponto, a Nickelodeon ficou muito empolgada. Eles já confiavam em nós, mas quanto mais o projeto prosseguia, mais eles confiavam em nós e viam que estávamos respeitando a propriedade intelectual (IP), que entendemos o que são as Tartarugas Ninja. O fato de estarmos fazendo referências à lore, à cultura das tartarugas, mas também aos games passados, aos desenhos e até aos brinquedos com tanto detalhamento… Temos nos esforçado muito para fazer algo especial, porque somos fãs, e eles sabem que estamos fazendo isso por outros fãs que possuem expectativas altas para o jogo. Por isso, acho que eles [Nickelodeon] estão muito satisfeitos com a forma como estamos tratando essa tremenda IP. O pessoal da Tribute, às vezes, a gente para e pensa ‘oh meu Deus, estamos fazendo um beat ’em up das Tartarugas Ninja!’ E, sabe, não há nada melhor do que isso”.

Deve ter sido ótimo para a equipe ser reconhecida desta forma, sabendo o quanto são fãs da franquia. 

“Sim, com certeza! O que é impressionante é que há duas semanas nós e os caras da Dotemu fomos para Boston compartilhar o jogo com os fãs na PAX East. O pessoal estava delirando com o jogo, dizendo que ele é muito divertido, lindo e repleto de referências. Recebemos muito amor e isso foi esmagador, pois não estávamos esperando isso porque, sabe, é difícil agradar a todos. Acho que acertamos com Shredder's Revenge por se tratar de uma tremenda e incrível IP e porque removemos muito da frustração do jogo, garantindo que fosse divertido e fácil de se aprender mesmo para alguém que nunca jogou. Mesmo alguém que é ruim em videogames será capaz de esmagar os botões e fazer combos legais e divertidos. Por outro lado, se for um jogador muito bom e gostar de jogar o modo arcade em um modo de dificuldade mais alto, você também terá uma experiência divertida. E isso que estamos falando apenas do single-player — quando você joga com amigos, bem, [Shedder’s Revenge] é um jogo totalmente diferente! Muito mais inimigos aparecem em tela e há ataques cooperativos, e isso leva o jogo a um nível totalmente novo. Então, bem, é um título que oferece muito”.

Imagem de divulgação de Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge
Dotemu/Tribute

Parece que o jogo coloca diversos recursos à disposição do jogador para adaptar seu gameplay da forma que quiser. Que outros recursos funcionam a favor disso? 

“Você apenas escolherá seu personagem favorito e se divertirá muito. A April, por exemplo, que pela primeira vez será jogável. Ela é divertida demais de se jogar, porque é rápida, fácil de se encadear combos e criar vários momentos mágicos. Além disso, quando jogar com quatro amigos, ela é bem divertida para encadear combos e ter um grande número de acertos, então, ela é um bom personagem em stats. Já o Raphael é muito mais poderoso. Ele faz nocautes muito rapidamente. No entanto, você não poderá fazer tantos hits quanto April ou Michelangelo. Todos os personagens são bem diferentes, todas as suas personalidades brilham na jogabilidade, então, você terá uma experiência de jogo completamente diferente dependendo do personagem que estiver jogando. Para potencial de replay, é realmente incrível!”

Trecho de gameplay de Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge
Dotemu/Tribute

Quando pensamos em beat ’em ups clássicos, há basicamente três ações possíveis: pular, bater e algum tipo de ataque especial. Há algo neste jogo que o torne mais complexo e moderno? 

“Não apenas uma, talvez umas 20? [risos] O jogo tem mais de 25 ataques. Existem combos regulares como o swing pesado, em que você segura o botão de ataque básico para fazer um golpe pesado. Há os chutes ascendentes, chutes de mergulho, três ataques especiais diferentes por personagem. Há o estado de corrida, o deslizamento e o ataque aéreo médio que pode ser executado ao terminar de correr. Há ataques cooperativos, em que você pode encadear seus golpes e emboscar um inimigo com a ajuda de seus amigos. Se mergulhar e chutar um de seus amigos, eles podem agarrá-lo e lançá-lo como uma bola de fogo. Há tantas opções, tantas coisas que podem acontecer em tela, tanto visualmente como no gameplay, e todas as animações são completamente diferentes para cada personagem. Por exemplo, o Especial da April, em que ela bate uma câmera fotográfica no inimigo. Ou, se estiver jogando de Splinter, ele fará uma mordida no final de um combo. Mikey fará uma espécie de chute de bicicleta com vários golpes. Todos os personagens são completamente diferentes.”

Quais segredos do jogo que ainda não vimos você pode compartilhar conosco neste momento? 

“Não posso compartilhar nada agora, nem mesmo uma data de lançamento. Muitas pessoas estão pedindo personagens como Casey Jones, coisas que não conseguimos colocar no jogo. Dedicamos tanto para criar todas essas animações, foram centenas de horas apenas para criar as animações de todos os personagens, as vozes originais. Mas sim, o jogo tem ainda mais para oferecer. Uma coisa que posso dizer é que ao todo o jogo possui mais de 15  níveis, então é um jogo longo. Você poderá enfrentar mais de 15 chefes. Ou seja, não é daqueles jogos com apenas 10 fases, como os arcades clássicos. [Shedder’s Revenge] é feito para os dias de hoje, para os jogadores de hoje. O título tem uma grande oferta, com certeza. As pessoas vão rejogá-lo várias vezes e há muito para descobrir, como o modo história. É um jogo que você pode explorar jogando sozinho no single-player ou descobri-lo com seus amigos jogando no modo co-op. Mas sim, há surpresas por vir e elas chegarão mais cedo ou mais tarde, é o que posso dizer”.