Quando séries antigas são ressuscitadas nos jogos, é difícil não se perguntar até que ponto aquelas mecânicas clássicas ainda fazem sentido. Streets of Rage 4, por exemplo, agradou muitos fãs, mas pecou ao não atualizar, pelo menos um pouco mais, a jogabilidade. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge, por outro lado, promete uma experiência incrível.

Está tudo lá: o visual 16-bit, as quatro tartarugas que tanto amamos (Michelangelo, Raphael, Donatello e Leonardo), pizzas, o Destruidor, o beat 'em up. É exatamente como nos lembrávamos em jogos dos anos 1990, mas com algumas opções a mais de ataque e defesa.

Arremessando inimigos.
Dotemu.

Nada poderia ter me preparado para o agarrão que arremessa os inimigos básicos em direção à câmera, o tipo de brincadeira que era mais comum quando jogos 3D nasceram, também nos anos 1990. É genial.

O mesmo vale para as esquivas, que trazem muito mais dinamismo à trocação de socos e se mostra fundamental na hora de enfrentar grandes grupos de inimigos. Literalmente todos os personagens podem esquivar e bater em sequência, o que dá um ar de contemporaneidade ao jogo retrô.

Especial do Michelangelo.
Dotemu.

Também são bem-vindas as presenças de outros dois personagens jogáveis: April O'Neil e Mestre Splinter. Ambos mereciam um espaço entre os heróis e, surpreendentemente, se destacam, respectivamente, pela velocidade e pela força.

As clássicas estatísticas de alcance, velocidade e força continuam presentes em Shredder's Revenge, mas as diferenças, desta vez, ao contrário do que acontece em tantos outros beat 'em up, são gritantes.

Leonardo rodando.
Dotemu.

Leonardo, por exemplo, minha Tartaruga Ninja favorita desde sempre, é tido como um herói "balanceado" e, de fato, não fica devendo para os demais em aspecto algum. No entanto, quem gosta de alcançar inimigos sem chegar tão perto se sentirá muito mais à vontade com Donatello do que com Raphael.

Existe uma camada mínima de estratégia presente na hora de escolher o personagem que você quer controlar, e as consequências dessa decisão se farão presentes durante todo o gameplay. Você sempre será lembrado das capacidade e limitações do heróis escolhido. E era disso que precisávamos.

Grupo principal reunido.
Dotemu.

Mais do que outros jogos que ressuscitam franquias clássicas, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge respeita os jogos clássicos em que se inspira, mas sem perder de vista o dever de encantar novos públicos. Resta saber se a versão final será tão incrível quanto a que nós, do The Enemy, pudemos testar.

O futuro é promissor.