Em um comunicado oficial, a Blizzard informa que Jeff Kaplan, diretor de Overwatch, deixará a companhia após quase 20 anos de trabalho.

"Estou deixando a Blizzard Entertainment após 19 anos incríveis", diz a mensagem de Kaplan. "Foi verdadeiramente a honra de uma vida ter a oportunidade de criar mundos e heróis para uma audiência tão engajada."

"Quero expressar minha profunda admiração a todos na Blizzard que apoiaram seus jogos, nossas equipes e nossos jogadores. Mas quero dar um agradecimento especial aos maravilhosos desenvolvedores de jogos que acompanharam essa jornada de criação comigo."

"Nunca aceita o mundo como ele aparenta ser. Sempre ouse vê-lo pelo que ele pode ser. Espero que façam o mesmo", conclui.

Jeff Kaplan entrou para a Blizzard em 2002, onde trabalhou como designer em World of Warcraft, chegando até a assumir a posição de diretor do icônico MMORPG.

Mais tarde, ele trabalhou no desenvolvimento de Titan, outro RPG Online da empresa. O projeto acabou não vingando, mas Kaplan e sua equipe reapropriaram suas ideias e assets para criar um game completamente novo, Overwatch, lançado em 2016.

Antes de deixar a Blizzard, Kaplan trabalhava na direção de Overwatch 2, revelado em 2019. Quem assumirá a liderança do projeto será Aaron Keller, que trabalhou no jogo original.

"Jeff tem sido um grande líder, mentor e amigo, e sabe o quanto vamos sentir falta dele", declarou Keller. "Tive a sorte de trabalhar junto dele e o resto da equipe de Overwatch por muitos anos para criar algo que continue a inspirar pessoas ao redor do mundo, e estou honrado em carregar a tocha daqui para frente."

Keller reforçou seu amor por Overwatch, tendo trabalhado desde o início de seu desenvolvimento, assim como reforçou que o desenvolvimento da sequência segue bem, e que devem "compartilhar updates mais frequentes sobre o progresso de Overwatch 2 e novidades no jogo atual com você muito em breve."

"Enquanto não tenho nenhuma pretensão de substituir Jeff, estou animado em assumir o papel de diretor de jogo e continuar a ser parte de um time que tem colocado seu coração, talento e foco na próxima iteração de Overwatch, e estou honrado em continuar a servir essa comunidade incrível."

Blizzard Entertainment/Divulgação

Mudanças na Blizzard

Nos últimos anos, a Blizzard tem passado por mudanças significativas em sua estrutura, com figuras reconhecidas do público como Chris Metzen, Mike Morhaime e agora Kaplan deixando a companhia.

Reportagens indicam que a Blizzard está passando por uma reestruturação significativa, passando a ter mais em comum com sua contraparte, a Activision.

Recentemente, funcionários brasileiros da Blizzard foram demitidos, e a operação da empresa no país e resto da América Latina foi reestruturada.

Ainda não se sabe, porém, se a saída de Kaplan é reflexo dessas mudanças.