Com um catálogo cada vez maior de jogos para diferentes plataformas, a Nuuvem vendeu mais de um milhão de jogos em 2021, ano de faturamento recorde da loja digital brasileira. Aliás, as grandes estrelas do ano foram Battlefield 2042 e Resident Evil Village, de acordo com Fernando Campos, CEO da empresa.

"Esse é um número bem significativo pra gente", disse Campos em entrevista ao The Enemy. "É um marco. Ainda mais com todos os problemas que a gente tá tendo. Então, a galera tá respondendo muito bem. A gente continua mantendo essa perspectiva de manter esse crescimento. A gente tem exatamente o plano... Um plano bem claro pra continuar crescendo assim em 2022 e creio que vai ser exatamente isso que vai acontecer."

Chris em Village.

Os planos da empresa incluem uma expansão na direção do mercado mobile. Afinal, embora estejamos acostumados com jogos gratuitos para jogar no celular, existem uma série de opções pagas, além de itens compráveis em cada aplicativo.

"A gente não tem muita informação pra divulgar, mas cara... Ano que vem, em 2022, a gente tem muito publisher conversando com a gente. A gente vê muita dor dessa galera vindo. Sabe? Publisher asiático, desenvolvedor de game mobile asiático falando 'cara, não consigo entender a América Latina, não entendo o Brasil, quero ajuda', sabe?", contou. "A gente tá olhando muito de perto esse mercado e, ano que vem, a gente deve divulgar mais algumas coisas interessantes aí sobre mobile."

Você já deve ter percebido que o The Enemy publica, com bastante frequência, listas de jogos em promoção. Normalmente, incluímos os jogos da Nuuvem, que tem promoções semanais nas quais a seleção de jogos é feita a quatro mãos com os estúdios dos jogos, conforme informado por Fernando Campos. O que pode surpreender você é que, apesar das promoções serem, sim, muito relevantes para a empresa ganhar dinheiro, os períodos não promocionais são quase igualmente importantes.

Capa do novo Battlefield.

"Tem um pessoal que economiza o salário esperando a campanha de verão, de inverno, de fim do ano, a Black Friday... É muito comum. A galera realmente concentra pra comprar", disse. "Eu diria que o período promocional grande é onde você tem as maiores vendas, mas é bastante relevante os períodos não promocionais, tipo fim de semana, que você consegue preços que, às vezes, vão demorar a se repetir."

Questionado a respeito de como a situação atual econômica atual do Brasil interfere nas vendas de jogos, Campos afirmou que "muita gente entende que, 'ah, o quanto eu aumentar meu preço, eu vou aumentar minha receita." Na verdade não, né? A gente sabe que isso é uma curva. Tem um ponto ali que o preço é ideal, que o gamer tá disposto a pagar. E aí você vende muito mais unidades e compensa mais do que vender o produto mais caro."

Tela de Euro Truck Simulator 2.

"Então, a gente tem feito esse trabalho e visto vários jogos que... Muitos publishers que estão pensando no mercado brasileiro, na situação do mercado brasileiro e sendo sensíveis a isso", afirmou. "Falamos aí de Pro Evolution [Soccer, ou PES], a gente falou do Resident Evil Village, né? Euro Truck."

O futuro parece promissor para a Nuuvem — e, se tudo der certo, o Brasil seguirá na mesma direção. Aliás, sinta-se à vontade para dizer, nos comentários, se você chegou a jogar alguns dos principais sucessos da loja digital em 2021.