O lançamento de No Man's Sky em 2016 foi um daqueles que entraram para a história pelos piores motivos. Desenvolvido pelo estúdio Hello Games, o jogo prometia um universo praticamente infinito no qual jogadores explorariam inúmeros planetas com características próprias, o que levaria ao constante sentimento de descoberta. Contudo, o produto final passou bem longe disso.

Não demorou para que os jogadores começassem a reclamar do visual, que seria muito inferior ao apresentado nas campanhas de publicidade, do loop repetitivo e da ausência de recursos multiplayer. Uma grande parte do público se sentiu traída pelo estúdio de No Man's Sky, que não fez justiça às expectativas dos potenciais fãs.

Dinossauro em No Man's Sky.

Planetas pouco ou nada diferentes uns dos outros, nenhum jogador com quem compartilhar a experiência, um começo absurdamente enfadonho que parecia adiar desnecessariamente a exploração espacial. Quem pôde jogar no lançamento com certeza se lembra de que as críticas feitas há cinco anos eram justas. Entretanto, como sempre, houve uma parcela dos consumidores que decidiu agir de uma maneira terrível.

Em entrevista concedida ao The Guardian em 2018, um dos fundadores do estúdio Hello Games e idealizador de No Man's Sky, Sean Murray, disse que a desenvolvedora foi ameaçada na internet de todas as maneiras possíveis. Pessoas diziam que jogariam bombas na sede da empresa, matariam funcionários e fariam todo tipo de atrocidade que, infelizmente, se tornou algo até previsível nas redes sociais. Para lidar com essas reações extremas, a equipe sempre esteve em contato com a polícia, mas também manteve o foco no projeto com o objetivo de melhorar aspectos do jogo em áreas que as pessoas que jogavam realmente se importavam.

Pessoas em No Man's Sky.

Um dos pontos mais importantes, tanto para a equipe quanto para os jogadores, era reforçar o aspecto multiplayer tão cedo quanto possível. Contudo, muitas outras alterações eram necessárias para que No Man's Sky alcançasse todo o potencial que possuía. Isso fez com que o time da Hello Games trabalhasse constantemente, de 2016 até 2018, na grande atualização gratuita que viemos a conhecer como No Man's Sky Next. Sim. Foram dois anos ouvindo a comunidade e implementando mudanças, de maior ou menor escala, para que o projeto aos poucos se tornasse a melhor versão possível dele mesmo.

É verdade que sempre existiu certa beleza na solidão de vagar por mundos desconhecidos sem ter com quem contar. Provavelmente, essa seria a vida de um explorador autônomo, e é incrível ser o primeiro a chegar a lugares nunca antes alcançados por outras pessoas, mesmo que na ficção. Ainda assim, o encanto conceitual não basta para suprir a vontade das pessoas de ter algum objetivo enquanto jogam. Precisava haver um propósito para essa odisséia espacial... Ou pelo menos a possibilidade de compartilhar aquilo com outras pessoas.

Base em No Man's Sky.

Foi em 2018 que isso passou a ser possível da forma que tantos jogadores desejavam. A chegada de No Man's Sky Next foi o ponto de virada para um jogo que parecia estar destinado ao esquecimento. Com a atualização, lançada em julho daquele ano, muitas pessoas deram uma nova chance ao game, que havia começado a superar o lançamento trágico e estava se reerguendo. No mesmo mês em que Next chegou, a quantidade de usuários simultâneos no Steam aumentou em dez vezes, algo que superou as expectativas de muitos jogadores. Três anos depois, em julho de 2021, a média diária de jogadores para No Man's Sky, considerando somente o Steam, é de 6 mil usuários.

Não pense que Next foi a única grande atualização de No Man's Sky.

Bichos em No Man's Sky.

As duas primeiras grandes mudanças que chegaram ao jogo vieram nas atualizações Foundation e Path Finder, que aumentaram as opções de construção de base e deram um aspecto de lar para planetas que jogadores alcançavam e transformavam. Também foi com essas novidades que vieram os veículos para exploração em superfícies de outros planetas, o que é muito mais prazeroso do que só ter como se mexer usando as pernas.

Pouco tempo depois, veio a atualização Atlas Rises, que adicionou uma narrativa capaz de durar mais de 30 horas com uma estrutura de missões relativamente elaborada e escolhas de personagem, conforme publicado pelo GameInformer. Pode ser surpreendente, mas veio a calhar não só para os jogadores como também para o estúdio, que teve uma chance de dizer, indiretamente, por meio da história, como os jogadores deveriam analisar No Man's Sky. Afinal, o enredo girava em torno do espírito explorador da humanidade e trazia reflexões que poderiam também se aplicar ao game.

Montaria em No Man's Sky.

Em setembro de 2020, foi lançada a expansão Origins, que dobrou a quantidade de tipos de planeta disponível em No Man's Sky e adicionou também criaturas inéditas, além de novos padrões de comportamento para esses alienígenas. Os objetivos do jogador fora da história continuam sendo, até hoje, encontrar maneiras de melhorar os próprios equipamentos, catalogar espécies, descobrir novos planetas, encontrar itens interessantes para vender e, por que não, entrar em conflito com seres hostis (seja sozinho ou em grupo). No entanto, apesar dos objetivos permanecerem os mesmos, nunca houve momento melhor para se dedicar à exploração espacial.

No mês de julho de 2021, chegamos ao quinto aniversário de No Man's Sky. Desde 2016, o estúdio Hello Games segue insistindo em apresentar novas ideias que façam o jogo permanecer vivo e em constante expansão. Não sabemos quais são os limites da criatividade dessa equipe, que passou por momentos muito ruins antes de alcançar a estabilidade atual, mas é fato que poucos games possuem uma história de redenção tão marcante. Lançamentos desastrosos não são necessariamente incomuns, mas poucas são as empresas que conseguem dar a volta por cima, como neste caso.

Arte de No Man's Sky.

Torcemos para que outros títulos um dia consigam superar a terrível impressão inicial que passaram, como Cyberpunk 2077 nos consoles da geração anterior. De qualquer forma, enquanto isso não acontece, podemos pelo menos celebrar um jogo que superou a maior parte dos problemas e alcançou um patamar de qualidade que muitos pensavam ser inatingível anteriormente. No Man's Sky soube se reerguer e segue como um verdadeiro exemplo do que uma equipe que acredita no que está fazendo é capaz.