Produtora de Cyberpunk 2077, a CD Projekt Red se desculpou publicamente nesta segunda-feira (14) pelos bugs e problemas de performance de seu mais recente lançamento em consoles básicos PlayStation 4 e Xbox One.

Desde sua chegada, na última quinta-feira (10), Cyberpunk tem sido especialmente criticado por jogadores dos dois consoles por seu desempenho abaixo do esperado – incluindo bugs, crashes, baixas taxas de quadros por segundo e downgrades visuais notáveis.

Em um comunicado divulgado na manhã de hoje, a CD Projekt reconhece que errou ao não ter mostrado o funcionamento do jogo no PlayStation 4 e Xbox One antes de seu lançamento. Segundo a produtora, isso não deu oportunidade a jogadores fazerem uma "decisão informada" sobre a compra. A nota é assinada por uma série de executivos do estúdio, incluindo Marcin Iwiński, cofundador da CD Projekt, e Adam Badowski, diretor do estúdio, 

"Em primeiro lugar, gostaríamos de começar pedindo desculpas a vocês por não termos mostrado o jogo em consoles da geração passada antes de sua estreia e, consequentemente, não permitir que tomassem uma decisão mais informada sobre sua compra. Devíamos ter prestado mais atenção em fazê-lo funcionar melhor no PlayStation 4 e no Xbox One", escreveu a CD Projekt.

A desenvolvedora afirma que trabalha que corrigirá bugs e crashes, e que melhorará a experiência atual do jogo.

Além de uma primeira rodada de correções que já foi lançada, o próximo update é esperado para os próximos sete dias. Dois patches "grandes" de correções também são esperados para o começo de 2021, e chegam nos meses de janeiro e de fevereiro, respectivamente.

"Juntos, eles devem resolver os problemas mais proeminentes que os jogadores enfrentam em consoles da geração passada. Informaremos vocês sobre o conteúdo de cada patch antes de seu lançamento. Eles não farão com que o jogo na geração passada pareça estar rodando em um PC de configurações altas ou em um console de nova geração, mas estará mais perto dessa experiência do que está agora", indica a nota.

Além das versões de console, jogadores de PC também receberão atualizações "frequentes" que trarão melhorias para o jogo.

Ainda na nota, a CD Projekt afirma que "apreciaria se vocês nos dessem uma chance", mas que jogadores que não estiverem satisfeitos com o produto – e que não quiserem esperar por atualizações – podem pedir um reembolso do jogo.

Para cópias digitais, o reembolso pode ser pedido através da PSN ou da loja digital do Xbox. Para cópias físicas, a empresa sugere que jogadores busquem o varejista no qual compraram o game. Caso o reembolso físico não seja possível, a companhia pede que jogadores entrem em contato através do email helpmerefund@cdprojektred.com – que estará disponível até o dia 21 de dezembro de 2020.

The Enemy entrou em contato com a assessoria de impresa da CD Projekt no Brasil para confirmar se o contato é válido também para usuários brasileiros. A nota será atualizada assim que tivermos um posicionamento.

Cyberpunk 2077, vale lembrar, foi oficialmente lançado em 10 de dezembro após uma série de adiamentos e períodos obrigatórios de crunch para seus desenvolvedores. Ainda assim, a versão final do jogo chegou com uma série de bugs notáveis.

Para usuáriso brasileiros, um dos mais graves foi um bug que impedia a reprodução da dublagem em português do Brasil de Cyberpunk 2077 nos consoles Xbox. O bug foi corrigido neste sábado, através da atualização 1.0.4 do jogo.

  • Lançamento

    10.12.2020

  • Publicadora

    CD Projekt

  • Desenvolvedora

    CD Projekt RED

  • Censura

    18 anos

  • Gênero

    RPG

  • Plataformas

    PlayStation 4 Xbox One Xbox Series X PC PlayStation 5 Xbox Series S