A Mojang, de Minecraft, se pronunciou sobre NFTs — e não se mostrou favorável à aplicação de tecnologias blockchain nos jogos. Na quarta-feira (20), o estúdio publicou um pronunciamento em que revela que não permitirá ou apoiará NFTs relacionadas ao sandbox de sobrevivência

Imagem de divulgação de Minecraft mostram Steve e Alex ao centro saindo de um portal roxo junto com um porco e uma galinha
Reprodução: Mojang

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Na publicação, a desenvolvedora diz que, no momento, está atualizando as Diretrizes de Uso de Minecraft e, por isso, aproveitou o momento para ser transparente sobre o posicionamento em relação a NFTs. 

A Mojang defende que, “de forma a garantir que os jogadores de Minecraft tenham uma experiência segura e inclusiva”, não permitirá a integração de tecnologias do tipo blockchain no jogo. O estúdio também não tolera a venda de NFTs que contenham conteúdos in-game como mundos, skins, itens ou mods.

“Em nossas Diretrizes de Uso de Minecraft, descrevemos como um proprietário de servidor pode cobrar pelo acesso e que todos os jogadores devem ter acesso à mesma funcionalidade. Temos essas regras para garantir que Minecraft continue sendo uma comunidade na qual todos tenham acesso ao mesmo conteúdo. Os NFTs, no entanto, podem criar modelos de escassez e exclusão que entram em conflito com nossas Diretrizes e o espírito do Minecraft”, consta no pronunciamento.

Sobre a venda de NFTs associadas a arquivos in-game de Minecraft, a empresa reitera que esse tipo de uso “cria propriedade digital baseada em escassez e exclusão, que não se alinha com os valores de Minecraft de inclusão criativa e jogo compartilhado”.

“O preço especulativo e a mentalidade de investimento em torno de NFTs tiram o foco do jogo e incentivam o lucro, o que achamos inconsistente com a realização e o sucesso dos nossos jogadores a longo prazo”, pontua a Mojang. 

Imagem de divulgação de Minecraft
Reprodução: Mojang

Desde a popularização dos NFTs, em 2021, a aplicação no mercado de games tem sido questionada por membros da indústria e pelo público. Em fevereiro, a PlatinumGames criticou abertamente a Konami por adotar os NFTs, dizendo que “não têm qualquer benefício para os usuários atualmente.”

Também este ano, Gabe Newell, co-fundador da Valve, baniu o uso de tecnologia blockchain no Steam por um número “descontrolado” de fraudes. Na época, o executivo pontuou que é importante ver a tecnologia NFT e usuários mal intencionados como coisas separadas, mas argumentou que o potencial de atitudes ruins pesa mais do que o de possíveis experiências positivas.