Após uma forte expansão no mercado de games em 2020 e 2021, o ano de 2022 teve queda em seu faturamento de 4%, segundo apontam dados da Newzoo. Segundo a pesquisa, até novembro a indústria dos games arrecadou US$ 184 bilhões.

Os dados mostram que a área mais afetada foi o mercado de jogos de navegador, que teve uma queda de 16,7%, arrecadando US$ 2,3 bi, já o mercado para jogos de PC cresceu 1,8%, com US$ 38,2 bilhões arrecadados.

O mercado de consoles sofreu uma queda de 4,2%, acumulando US$ 51,8 bilhões em arrecadação. Já o mercado de games mobile diminuiu 6,2% com US$ 92,2 bilhões arrecadados.

Já o NPD Group revelou os jogos mais vendidos do ano, com Call of Duty: Modern Warfare 2 sendo o jogo mais vendido nos EUA, seguido por Elden Ring, Madden NFL 23, Lego Star Wars: The Skywalker Saga e God of War: Ragnarok fechando o top 5.

Reprodução/Games Industry

Nos games mobile, de acordo com o Senso Tower, Subway Surfers é o jogo mais popular globalmente, com 275 milhões de downloads. A lista é seguida por Free Fire, Stumble Guys, Ludo King e Roblox.

Em arrecadação, a Tencent é a publisher que mais faturou em 2022 com a US$ 6,8 bilhões indo para seus cofres. A Activision Blizzard, segundo lugar na pesquisa, fechou o ano com US$ 2,5 bilhões a mais em sua conta.

Leia mais

Dessa forma, podemos ver que os números que foram inflados nos anos de pandemia agora voltam ao normal. Não se trata de uma crise do mercado, apenas as pessoas voltando consumir a mídia como consumia antes da crise sanitária global.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!