Víuva Negra deu o pontapé inicial para a fase 4 da Marvel nos cinemas e, com ele, outros heróis menos conhecidos do grande público vão garantir uma produção para chamar de sua nas telonas.

Com o filme dos "Eternos" e Shang-Chi, conhecido no Brasil como Mestre do Kung Fu, a Marvel mostra que está novamente disposta a experimentar seus heróis menos conhecidos com o público, assim como fez no passado nos cinemas e também nos videogames.

Antes de grandes títulos recentes como Marvel 's Avengers e o jogo dos Guardiões da Galáxia, a Casa das Ideias liberou uma diversidade de heróis para adaptações nos mais diferentes consoles.

Alguns jogos viraram verdadeiros clássicos, como os títulos do Spider-Man e o RPG X-Men Legends. Outros, ficaram no passado, mas mostram, entre experiências boas e ruins, que os heróis que amamos rendem aventuras em outras mídias.

Pensando nisso, o The Enemy mergulhou em jogos baseados em heróis da Marvel e separou uma lista com sete jogos que vale a pena conhecer, recordar e, quem sabe, jogar.

Marvel 's Guardians of the Galaxy (2021)
X-Men Legends (2004)

X-Men Origins: Wolverine (2009) | Activision

Durante a geração do PlayStation 2, a indústria dos videogames foi apaixonada pela ideia de adaptar filmes dos cinemas. Nessa leva, muitos heróis que estavam nas telonas, acabaram ganhando seus próprios jogos.

Foi o caso do caçador de vampiros Blade e do Quarteto Fantástico. Até o Motoqueiro Fantasma, vivido no cinema por Nicolas Cage, ganhou um jogo que lembra um Devil May Cry de baixo orçamento.

De todos os exemplos de jogos inspirados em filmes inspirados em quadrinhos, um jogo pouco lembrado é X-Men Origins: Wolverine. O título de ação adaptou o filme solo do mutante em 2009 para PS2, Xbox 360, Nintendo DS e Wii e pasmem: fez mais bonito.

O longa do Wolverine não é tão bom quanto os fãs esperavam, mas o jogo até que não faz feio. X-Men Origins: Wolverine é mais violento, tem uma história mais convincente e até refaz a luta do mutante contra a primeira versão do Deadpool de Ryan Reynolds.

Marvel Pinball Epic Collection (2010) | Zen Studios

Os heróis da Marvel foram figuras carimbadas nos fliperamas. Além de aventuras Beat 'em up com X-Men ou ainda nos crossovers de luta Marvel Super Heroes vs. Street Fighter e o inigualável Marvel vs. Capcom, a Casa das Ideias tem aventuras inspiradas em arcades mais tradicionais.

Marvel Pinball Epic Collection é, como o nome diz, um jogo de pinball ambientado no universo dos quadrinhos. O jogo está disponível para PlayStation 4 e Xbox One, apresentando uma coleção de mesas que fazem você balançar nas ruas de Nova York ou lidar com bolinhas minúsculas do Homem-Formiga.

O desenvolvimento ficou a cargo da Zen Studios, que se especializou ao longo dos anos em jogos de pinball.

O título tem até mesmo uma mesa inspirada na saga Guerra Civil dos quadrinhos para nenhum marvete colocar feito.

Marvel's Guardians of the Galaxy: The Telltale Series (2017) | Telltale Games

Enquanto a nova aventura dos Guardiões da Galáxia não estreia nos videogames e cinemas, os heróis têm uma aventura que é uma boa pedida até hoje. Marvel 's Guardians of the Galaxy: The Telltale Series apresenta a equipe com Gamora, Star Lord e o Groot em uma história inédita focada em narrativa.

A trama coloca a equipe em busca de uma relíquia que pode alterar a realidade. O jogo serve muito humor e ação, com aquele selo de qualidade narrativa da Telltale.

Em vários momentos, o jogo parece uma sequência do primeiro filme da equipe lançado em 2014. Marvel 's Guardians of the Galaxy está disponível para PlayStation 4, PC e celulares.

Howard the Duck: Adventure on Volcano Island (1986) | Activision

Já que o tema é Guardiões da Galáxia, uma aparição muito inusitada no filme de 2014 foi de Howard, o pato.

O que pouca gente lembra, é que esse herói rabugento dos quadrinhos também já ganhou um filme e um jogo. Nos videogames, Howard the Duck: Adventure on Volcano Island coloca o personagem em uma jogabilidade de ação. O título foi lançado em 1986 pela Activision para plataformas antigas, como o Spectrum e o Commodore 64.

Na aventura, você controla o Howard, que deve salvar seus melhores amigos, Phil e Beverly, com uma arma de nêutrons.

Silver Surfer (1990) | Acclaim Studios Manchester

O Surfista Prateado ganhou um jogo em 1990 que marcou a geração do Nintendinho não pela qualidade, mas pela dificuldade. Silver Surfer é considerado um dos jogos mais difíceis do console.

O jogo sempre exibia uma infinidade de inimigos e tocar em qualquer elemento da tela, significava morrer e voltar direto para o início da fase. O Game Over era tão comum nesse jogo, que a cena clássica do surfista chorando em cima de sua prancha para indicar a derrota é uma das mais lembradas até hoje.

O game é um scrolling shoot que coloca o jogador para acertar inimigos com tiros enquanto desvia de ataques com auxílio da sua prancha.

The Incredible Hulk: Ultimate Destruction (2005) | Radical Entertainment

Bater, esmagar e obliterar tudo que está a sua frente. o Hulk é com certeza um dos personagens mais irados do universo Marvel. Boa parte dos golpes que fazem do herói tão incrível, foram adaptados no jogo Ultimate Destruction, de 2005.

O game se passa em um mundo aberto em que você controla o gigante verde quebrando tudo pela cidade. Uma das coisas mais bacanas é pular de um prédio e correr ferozmente aterrorizando os pedestres.

Fato curioso é que Ultimate Destruction foi desenvolvido pela equipe da Radical Entertainment, que mais tarde trabalhou em Prototype. Se olhar de perto, Prototype parece ter herdado muito do desenvolvimento do jogo do Hulk.

Iron Man VR (2020) | Sony Interactive Entertainment

Enquanto os donos de console PlayStation estavam surtando com Marvel 's Spider-Man, quem tem o PlayStation VR ganhou outro jogo com personagem dos Vingadores.

Iron Man VR é um jogo de realidade virtual desenvolvido pela Camouflaj. A aventura te coloca dentro da armadura do Homem de Ferro em uma campanha original em que Tony Stark precisa lidar com uma antiga concorrente produtora de armas.

A jornada se aproveita dos controles de movimento e do óculos do VR para fazer você disparar tiros com as mãos e voar enquanto conversa com o J.A.R.V.I.S.