Similar a Bloodborne, Lies of P é ambientado em um mundo desolado pela catástrofe. No caso do RPG da Neowiz, os títeres que compõem a sociedade misteriosamente se rebelaram contra os humanos, causando uma chacina. 

Com esse plano de fundo, o jogo aborda as tangentes entre criador e criatura – algo que se expressa de forma melancólica na origem do Vigia Enferrujado. Você pode não ter percebido, mas o segundo chefão do jogo esconde uma verdade oculta que vai lhe fazer questionar se fez certo em matá-lo. 

Imagem de Lies of P
Neowiz

O garoto na janela

Logo no início do game, no trecho que encerra a demo, ouve-se um choro infantil nas ruas desertas de Krat. Trata-se de uma viela da Avenida Elysion e, para encontrá-la, basta procurar por escadas que descem para as ruas ao sair do Stargazer “Dentro da Casa”.

Imagem de Lies of P
Neowiz

Ao interagir com a janela – no maior estilo Bloodborne –, um garoto chamado Toma pergunta por alguém chamado Murphy. 

“Quem é… É você, Murphy?”, questiona a criança. “Se ao menos pudéssemos voltar a brincar juntos como antigamente…”

Imagem de Lies of P
Neowiz

O menino logo percebe que não está falando com a pessoa que procura, mas com um desconhecido. Sem explicar exatamente quem é Murphy, ele pede para que você se afaste, pois não quer lhe passar a doença. 

Fica implícito que a criança é mais uma vítima da Petrificação, epidemia responsável por dizimar o que restou da população de Krat após a revolta das marionetes. 

Imagem de Lies of P
Neowiz

Vivendo o que provavelmente são seus últimos dias, Toma expressa a saudade do amigo Murphy ao primeiro que se aproxima da janela. Fica nítido que se trata de alguém importante para o menino. 

Trata-se de uma interação breve que não se encontra no caminho principal do jogador, então pode facilmente ser ignorada. Mesmo aqueles que encontraram a janela de Toma facilmente podem esquecer o nome “Murphy”, visto que não volta a ser mencionado em diálogos. 

Imagem de Lies of P
Neowiz

Os mais atentos, porém, ficarão surpresos ao encontrar a menção ao misterioso nome em um lugar inesperado: a descrição de um item.  

Murphy, protetor das crianças 

Imagem de Lies of P
Neowiz

Próximo à casa de Murphy está o Pátio da Prefeitura de Krat, onde acontece a batalha com o Vigia Enferrujado. 

A marionete veste um chapéu de policial no topo da cabeça – o que indica que, antes do surto, o robô atuava pela segurança da cidade. Isso nitidamente não é mais verdade.

Imagem de Lies of P
Neowiz

Caído, o chefão derruba um item chamado “Títere Policial de Madeira Pequeno”. De acordo com a descrição, trata-se de um “brinquedo de madeira pintada” com “a forma estranha de um corcunda”. Curiosamente, há a menção de que “dá para ver que foi feito com muito carinho”.

“Inverno. Abandonadas pelos adultos, as crianças largaram a infância para sobreviver”, conta o restante da descrição do item. “Primavera. O títere policial quebrado acompanhava as crianças e recuperava sua alegria”. 

Imagem de Lies of P
Neowiz

“Verão. As crianças fizeram o ‘Murphy’ de madeira entalhada e pintaram-no com tinta roubada. Outono. Murphy, que ganhou o ‘Murphy’ de presente, nunca o abandonou”, finaliza o texto.

É revelado, então, que acabamos de abater Murphy. Antes de se tornar o Vigia Enferrujado, o títere foi o último recurso das crianças de Krat que, tornadas órfãs, conseguiram sobreviver com a ajuda do amigo robótico.  

Imagem de Lies of P
Neowiz

Caso explore o Pátio da Prefeitura, o jogador encontrará uma espécie de “monumento” criado em torno de um banco de praça, onde repousa outro item apanhável – o “Apito Desgastado”. Na frente do monumento, a palavra “friends” (“amigos”) foi escrita com riscos no chão; 

“As crianças sopravam o apito para os amigos”, revela a descrição do item, que foi desgastado pelo uso repetido. “Ele pode até ter sido descartado como uma falha, mas naqueles momentos, pelo menos, era o policial das crianças”.

Imagem de Lies of P
Neowiz

Mesmo descartado, o títere parece não ter esquecido das crianças. Isso fica evidente na batalha, em que – com uma legenda distorcida no canto inferior da tela – o Vigia Enferrujado proclama: “Eu… vingo… meus amigos”.  

Ao usar o apito na frente da janela, Toma imediatamente reconhece o som.

Imagem de Lies of P
Neowiz

“Conheço esse apito”, diz o menino. “Deve ser o Murphy! Agradeço por vir. Quero brincar, mas… me sinto muito doente. Acho que não consigo… Sinto falta do Zac, da Sophie e do Eric… Seria tão bom brincarmos juntos”. 

Se passando pelo amigo desaparecido, P mente mais uma vez. Ainda assim, o jogador traz um pouco de alegria para a vida do menino em condições terminais. 

A história de Murphy evidencia que os títeres, hoje máquinas mortíferas, foram companheiros fieis e dedicados no passado. Para as crianças daquele bairro de Krat, o Vigia Enferrujado foi companhia e garantia de sobrevivência. P está certo, desta forma, em aniquilar todos os títeres que encontra pela frente?

LEIA MAIS

Lies of P está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. O jogo chegou ao Game Pass no lançamento.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!