Tal qual marionete, Lies of P é um RPG de ação com amarras escancaradas ao trabalho da From Software – em especial, Bloodborne. Para além disso, o sombrio mundo de Krat está interligado a diferentes elementos da cultura pop, com direito a acenos à animação clássica do Walt Disney Studios. 

Há um determinado easter egg, porém, que você pode ter perdido: a engenhosa referência a Batman na missão secundária de Lorenzini Venigni, que se desenrola ao longo da maioria das cerca de 30 horas de campanha.

Imagem de Lies of P
Neowiz

O artigo a seguir contém spoilers de Lies of P – mas apenas de elementos secundários, que não comprometem a história principal do RPG.  

Charadas do telefonista

Imagem de Lies of P
Neowiz

A menção a Batman fica subentendida logo no primeiro contato com o telefonista misterioso. Ao atender o telefone público na Entrada da União da Oficina, a terceira região do game, o jogador é confrontado com uma charada. 

“De manhã, caminha com os quatro pés, todos iguais. Ao meio-dia, só dois, e nada mais. Caminha com três pés ao anoitecer, eu digo. E se você responder isso, saberei que está vivo!”, canta a voz metálica emitida pelo orelhão. 

Imagem de Lies of P
Neowiz

Não economizando rimas na fala, o telefonista charadista é uma presença constante no jogo. Ao todo, são cinco telefonemas do chamado “Rei dos Enigmas”, e cada resposta tem impacto no final do game. Além disso, caso respondidos corretamente, os enigmas presenteiam o jogador com Chaves da Trindade.

Ao todo, são cinco chaves, que destrancam portas de cor esverdeada escondidas nos cenários. Mal iluminadas, estas salas guardam tesouros valiosos – mas, se investigar bem, o jogador notará a constante que torna o ar do cômodo mais pesado: há frases agressivas riscadas na parede, acompanhadas de desenhos ou borrifos de sangue. Rastros de um assassino em série.

Imagem de Lies of P
Neowiz

Em certo ponto, a voz enigmática se identifica como Arlecchino, um NPC que não se esforça para esconder a própria loucura. As risadas frenéticas, a ferocidade da voz e os rastros de violência deixados para trás escancaram a referência ao Charada, arqui-inimigo clássico do homem morcego. E o easter egg fica ainda mais nítido nas horas finais do game. 

Órfão bilionário

Imagem de Lies of P
Neowiz

Logo após conhecer o “Charada” de Lies of P, adentramos a União da Oficina para resgatar Lorenzini Venigni, amigo de Geppetto mente brilhante por trás da fabricação em massa dos Títeres. 

Ao eliminar o chefão da área, o inventor bilionário se une aos demais sobreviventes no Hotel Krat para prestar serviços ao jogador, oferecendo aprimoramentos do braço legionário, decodificação de aparatos encriptados e ganchos condutores da história.

Imagem de Lies of P
Neowiz

A cada interação, o NPC demonstra ser menos um burguês excêntrico e mais uma filantropo bondoso, alguém que caiu no gosto da alta sociedade de Krat e que usa isso ao seu favor para atuar em prol do progresso e da qualidade de vida dos habitantes locais.  

É apenas quando se alcança a área final do game que o laço sangrento que une Venigni a Arlecchino é revelado. O Rei dos Enigmas em pessoa se encontra atrás da quinta e última porta da Trindade – e não, não se trata de uma pessoa de carne e osso, mas um títere. 

Imagem de Lies of P
Neowiz

Ferido e à beira da morte (ou seria desligamento?), Arlecchino demonstra ter perdido os sentidos para a insanidade, suspirando devaneios sobre um dos seus assassinatos mais marcantes, que deixou um garoto órfão. 

Assassinato na saída do cinema

Imagem de Lies of P
Neowiz

O próximo retorno ao hotel inclui uma nova interação com Venigni que, ao ouvir sobre o encontro com Arlecchino, fica com a voz embargada. Trata-se do assassino dos seus pais. 

Uma visita ao cinema terminou com um crime brutal, em que um jovem Lorenzini Venigni testemunhou os pais serem mortos por um títere – sim, uma nítida alusão à história de origem de Bruce Wayne. 

Imagem de Lies of P
Neowiz

O trauma de Venigni o motivou a garantir que nenhuma tragédia do tipo se repetiria em Krat, tratando-se de instaurar o “Grande Pacto”, o conjunto de regras que devem ser seguidos por todos os títeres. 

O Bruce Wayne de Lies of P possui até mesmo do seu próprio Alfred: Pulcinella, o títere mordomo que demonstra sentir culpa por ter permitido que a tragédia acontecesse, se comprometendo a ser eternamente devoto ao seu mestre.

Imagem de Lies of P
Neowiz

A esse ponto, fica nítido que o nome de Arlecchino é uma referência a Arlequina, outra adversária do homem morcego. Os diálogos com o títere assassino também escondem easter eggs ao Coringa, evidenciados pelas risadas e comparações com palhaços. 

Para o easter egg ser revelado por completo, contudo, o jogador precisa necessariamente responder todos os cinco enigmas de Arlecchino de forma correta. Trata-se de apenas uma das várias referências escondidas em Lies of P, que garantem o sentimento de familiaridade que permeia todo o jogo. 

LEIA MAIS

Lies of P está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. O jogo chegou ao Game Pass no lançamento.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!