Dois meses depois de assistir à primeira sequência de gameplay de Marvel's Avengers, jogo de ação dos Vingadores da Crystal Dynamics (Tomb Raider), finalmente tive a chance de experimentá-lo com as próprias mãos durante a Gamescom 2019, onde todos os 25 minutos do prólogo do game com seus cinco heróis protagonistas estavam jogáveis.

A notícia é boa: assim como suas cenas de gameplay sugeriram, Marvel's Avengers é bastante divertido com o controle nas mãos e dá ao jogador a sensação de encarnar um super herói em batalha - ainda que alguns tropeços chamem a atenção.

Marvel's Avengers lembra, em alguns aspectos, o combate da série Batman Arkham, evocando uma espécie de "dança" enquanto os Vingadores lutam contra seus inimigos no campo de batalha. A grande diferença é que, ao invés da furtividade e gadgets do Homem-Morcego, os heróis da Marvel carregam um arsenal diverso de superpoderes para deitar os adversários, o que aproxima o jogo muito mais de um beat 'em up tradicional em que os inimigos até oferecem a resistência esperada, mas ainda caem fácil o suficiente para que o jogador se sinta um verdadeiro herói dos quadrinhos.

As habilidades dos Vingadores, é claro, variam conforme o herói ativo na tela: Thor abusa do martelo Mjölnir para golpear inimigos no corpo-a-corpo ou à distância; o Homem de Ferro utiliza seus disparos de energia para incapacitar adversários; Hulk esmaga a tudo e a todos; o Capitão América aposta em seu escudo para defletir ataques ou golpear inimigos distantes; enquanto, por fim, Viúva Negra ataca com agilidade e utilizando suas pistolas para superar adversários.

São estratégias diversas que dão uma boa variedade de golpes e especiais para cada herói, mudando a forma como o jogador deve enfrentar desafios do jogo e como cada um dos Vingadores se comporta nas mãos do jogador.

Ainda assim, vale ressaltar que todos heróis partilham de alguns golpes e comandos semelhantes (incluindo um pulo, esquiva, ataque forte e ataque fraco), uma decisão consciente dos desenvolvedores para facilitar a vida do jogador - assim, não será necessários reaprender tudo do zero sempre que ele decidir experimentar um novo Vingador.

Esses comandos e golpes são o "arroz e feijão" de Marvel's Avengers, e serão os mais utilizados pelo jogador em combate enquanto se prepara para ativar os verdadeiros poderes dos Vingadores: os chamados golpes heróicos, habilidades especiais e específicas de cada Vingador que mostram a força individual deles no campo de batalha. Entre estas habilidades estão o tradicional Thunderclap do Hulk e o Unibeam do Homem de Ferro.

marvels-avengers-homem-de-ferro
Divulgação/Square Enix

Vale lembrar também que estas habilidades poderão ser modificadas pelo jogador como parte da progressão de personagem altamente customizável do game, ainda que o sistema em si não tenha sido revelado durante a demo. Tanto no aspecto estético quanto no de jogabilidade, a ideia do título é permitir que cada jogador tenha sua própria versão dos Vingadores, com diferentes status e habilidades conforme os equipamentos e skills usados.

Mas, enquanto o combate é bastante responsivo e divertido, a demo que jogamos se mostrou um pouco confusa por vezes por conta da movimentação esquisita de personagens e da câmera - que é controlada com o botão analógico direito nos consoles e nem sempre favorece a visualização do campo de batalha como um todo.
Lançar o Mjölnir com Thor, por exemplo, é uma tarefa um tanto quanto trabalhosa, assim como mirar os disparos de Tony Stark durante as cenas de voo.

São detalhes que podem ficar na conta da build pré-alfa do jogo, e ainda podem ser corrigidos pelo time da Crystal Dynamics até seu lançamento oficial, mas que atrapalhou um pouco a jogabilidade em meio aos combates frenéticos na Golden Gate.

Marvel's Avengers será lançado em 15 de maio para PlayStation 4, Xbox One, Google Stadia e PC.

* O jornalista viajou a convite da Electronic Arts

  • Lançamento

    04.09.2020

  • Publicadora

    Square Enix

  • Desenvolvedora

    Crystal Dynamics

  • Gênero

    Ação

  • Plataformas

    Xbox One PlayStation 4 PC