Você já deve ter visto inúmeras histórias sobre um cara que surge do nada e que consegue se sobressair com muito esforço e dedicação. Tem muitos coaches pela internet que vendem o sonho de ser perseverante para alcançar o sucesso. E não quero parecer pessimista ou fazer um pré-julgamento, mas ao que tudo indica, esse será o caminho que veremos em Rumo à Glória, o modo de história de Grid Legends.

Rumo à Glória tem sido um dos principais elementos que a Codemasters e a Electronic Arts vêm enfatizando na campanha de divulgação de Grid Legends, produzido como se fosse um documentário sobre a história da equipe Seneca no Grid World Series, o torneio multicategoria no qual você, o Piloto 22, terá a missão de fazer com que a temporada seja um sucesso para a equipe.

The Enemy teve a oportunidade de jogar e acompanhar os primeiros episódios e já posso dizer que a palavra perseverança é o que vai levar a equipe ao topo mundial.

Quem é fã de automobilismo já deve ter visto o documentário F1: Dirigir Para Viver na Netflix ou até mesmo ter experimentado a campanha Breaking Point de F1 2021, da própria Codemasters. A ideia é similar — porém, diferente de Breaking Point, eu sinto que Rumo à Glória é mais sobre a equipe Seneca do que sobre a história do Piloto 22.

Logo na cena de abertura vemos um acidente que envolve diversos pilotos, inclusive Yume Tanaka, a piloto principal da equipe. Esse acidente foi causado por Nathan McKeane, estrela da equipe Ravenwest, que ao dar uma entrevista se diz que não se sente responsável pela tragédia.

Grid Legends
Codemasters/Divulgação

"Se eles pilotassem melhor, não estariam envolvidos no acidente", diz.

Já você, o Piloto 22, acaba sendo arrastado para uma trama que envolve muito ego e, claro, um drama sobre os dias que antecedem esse acidente.

Neste início de campanha, você conta com seus próprios problemas, como se estabelecer como segundo piloto de equipe ao mesmo tempo em que cria sua própria rivalidade contra Valentin Manzi, o piloto boa praça da Voltz (e que é a estrela do trailer logo acima).

Grid Legends
Codemasters/Divulgação

Mas talvez a estrela seja, na verdade, o dono da equipe Seneca, Marcus Oda. Ele é um jovem administrador de 25 anos de idade que tem paixão pelo automobilismo e que coloca sua equipe como seu principal objetivo de vida.

Grid Legends
Codemasters/Divulgação

Os seis primeiros capítulos foram uma pequena amostra do que aguarda os outros 36 episódios. E claro, não é apenas um documentário, mas também um jogo no qual você participa da corrida ativamente ao lado de sua companheira de equipe ao mesmo tempo em que busca seu próprio reconhecimento.

No final das contas, quero jogar a história até o fim, até porque as cenas entre uma corrida e outra dão uma cara para aqueles nomes que ficam em cima do carro. Valentin, por exemplo, parece ser um cara que todos gostariam de ser amigos, enquanto a Yumi passa a impressão de que é extremamente profissional e apaixonada pelo automobilismo, e Oda transparece carisma.

Rumo à Glória vai oferecer cerca de 10 horas de jogo e promete trazer corridas de diversos estilos, como eliminação, circuito, ponto a ponto, drift e muitas outras. Se isso não bastasse, a EA e a Codemasters também têm em seu planejamento trazer mais adições para esses atores e atrizes em expansões de história baseadas no ponto de vista de outras equipes como a Voltz e da "vilã" Ravenwest.

Além disso, todo o progresso do Rumo à Glória poderá ser aproveitado na campanha principal, a que conta a história do jogador. Entretanto eu fico me perguntando como é que isso vai acontecer. Mas, por enquanto, o que mais estou curioso é saber de fato o que aconteceu com Yumi e seu acidente.

Entretanto, preciso dizer que espero que as legendas passem por algumas revisões antes do lançamento no dia 25 de fevereiro. Alguns termos estão completamente errados como "Lead Pilot" acabou sendo traduzido como "Piloto de Chumbo" ao invés de "Piloto Principal".

Grid Legends
Codemasters/Divulgação

Assim como na última prévia, na qual eu pude experimentar as mecânicas de jogo, pude notar que Grid passou por alguns ajustes sutis, porém bastante bem-vindos, como a dificuldade ajustável e que acredito ser a versão final. Lá podemos ajustar a agressividade dos adversários controlados pelo computador, o quão profundos e realísticos são os danos causados por batidas e outros fatos que ampliam a forma na qual o jogador pode ajustar a dificuldade para seu estilo de jogo.

Pelo que foi mostrado, Rumo à Glória é uma campanha promissora e espero honestamente que os outros episódios desenvolvam melhor a trama, deem profundidade ao universo de Grid Legends e, acima de tudo, não seja uma versão "Coach de Carreira" transportada para o mundo dos games.

Se fosse comparar essa história com outros games de corrida, ouso dizer que existe potencial de superar Breaking Point ou até mesmo todos os Need For Speed juntos.

O importante é que eu vivenciei uma boa experiência tanto em jogo, quanto cinematográficamente, trazendo as coisas que acontecem fora da pista para a corrida em si. Basta saber se a Codemasters vai desenvolver essa história e não cair nas armadilhas que vejo se armando...

Grid Legends
Codemasters/Divulgação