Recentemente tive a oportunidade de colocar minhas mãos em mais um jogo de corrida, e já estava todo borocochô pra escrever mais um texto falando quase a mesma coisa que todo jogo de corrida tem a oferecer: carros, pistas, promessas na inteligência artificial... Mas quando descobri que nosso editor-assistente Victor tinha separado Grid Legends, os olhos se encheram de lágrimas contidas.

Acho que essa é a relação mais saudável que nutri com uma série de jogos da Codemasters nos meus 20 e tantos anos de carreira. Vi Grid nascer quase sem nenhum burburinho, apesar da produtora ser reconhecida por inovar em jogos de corrida.

Se você não sabe nada sobre Grid, aqui vai um resumo bem rápido: é um jogo bem tradicional do gênero, com o grande diferencial sendo as diversas modalidades que o jogador precisa encarar, em disputas que vão desde o básico com os carros esportivos de última geração e automobilismo tradicional até corrida de caminhões, e por aí vai.

Agora, tive a oportunidade de representar o The Enemy em um teste fechado do próximo grande game da franquia, e devo dizer que deu pra sentir aquele gostinho de voltar ao jogo de corrida mais subestimado do planeta.

... Sim, eu tenho essa sensação de quando eu falo de Grid, afinal, é um jogo que mescla simulação com o estilo arcade, bem similar aos jogos da série Forza, da Turn 10.Porém, ao contrário de Forza, Grid não tinha uma produtora tão forte na parte de marketing. Claro que isso mudou com a chegada da Electronic Arts, que completou a compra da Codemasters em fevereiro deste ano. Ao que tinha visto anteriormente, Grid Legends se mantém fiel à visão inicial, mas fiquei repetindo o mantra "é só uma versão de testes, não vou me empolgar".

Falhei miseravelmente e estou oficialmente empolgado.

A demonstração tem acesso a 12 provas, porém no jogo final são muito mais pistas e modalidades esportivas que você vai disputar ao longo de meses. Há uma profusão de modos e opções de jogo indo desde uma campanha de história chamada Driven to Glory, passando por um cenário personalizado com o Race Creator, que lhe permite criar as suas próprias corridas e, claro, multiplayer online que agora será multiplataforma, permitindo que você corra contra jogadores do PC ou de consoles diferentes do seu.

Existe até uma opção chamada de 'Hop-in', na qual seus amigos poderão entrar em uma corrida single-player que você está disputando e assumir um dos competidores da IA. E essa parte é a que estou mais ansioso para ver como vai funcionar, afinal, sempre é mais legal jogar com um amigo do seu lado para te ajudar (ou não).

Mas o que realmente começou a chamar a minha atenção em Grid Legends foi o sistema Nemesis, que nasceu no reboot de 2019, tentando emular as emoções dos seus adversários controlados pelo computador. Se você fica batendo, tirando o adversário da pista ou dando "totó" (bater de leve na traseira) o adversário vai ficando cada vez mais bravo e jogando mais pesado para seu lado.

O problema do Nemesis era a inconsistência, na qual pouco ou nenhum progresso na construção de seu rival era levada em consideração. Isso foi corrigido em alguns patches, e hoje em dia está bem divertido.

Grid Legends
Codemasters/Divulgação

E como isso se reverte em jogabilidade? Bom, é aqui que as coisas ficam boas de verdade.

À primeira vista, Grid segue como todo jogo de corrida: os carros controlados pela IA seguem a melhor linha de tangência e não bater em ninguém, mesmo que isso signifique "perder tempo" nas curvas. Porém, basta algumas voltas para você perceber que existem alguns pilotos mais agressivos do que outros e que isso pode fazer com que eles sejam mais rápidos ou apenas "trapaceiros" que empurram os adversários para fora da pista.

Quando um corredor se torna seu rival, essa agressividade fica ainda mais potencializada e seu Nemesis vai fazer de tudo para acabar com sua corrida. Se estiver com todos os danos ativados, isso pode se transformar em uma baita dor de cabeça. É muito engraçado ver os seus rivais querendo acabar com sua corrida e você fazendo de tudo para evitá-los.

Comparado com outros jogos de corrida, Grid Legends tem uma série de ajustes para fazer com que cada categoria seja bem representada. O Ginetta é um carro que parece que anda com pneus de velcro e é muito difícil sair da pista, mas os Super Trucks são o completo oposto: leves, bastante ágeis e praticamente impossíveis de serem controlados logo de cara. Parece que o pneu e os amortecedores estão descalibrados e, se não tomar cuidado, logo vai passar mais tempo na grama do que dentro da pista – e isso se intensifica com as rampas que estão espalhadas logo após as curvas. Mas você aprende como lidar com essas feras de aço conforme o tempo passa e até se sente recompensado.

Grid Legends
Codemasters/Divulgação

Depois de correr as 12 provas no modo "normal", passei a testar com alguns ajustes e assistências desligados e, mais uma vez, você volta para o processo de se acostumar com a máquina. E tá tudo bem. É isso, na verdade, que deixa Grid mais divertido de ser jogado.

Chris Smith, Diretor Criativo da Codemasters e da EA disse que "Grid Legends é um jogo de corrida para todo mundo", ou seja, se você quer simulação, basta ativar algumas opções. Se quiser um game mais arcade, basta fazer os seus ajustes.

A dificuldade Normal, por exemplo, tem apenas danos cosméticos e uma inteligência bem ruinzinha. Você pode manter os danos cosméticos e elevar apenas a dificuldade dos adversários – e vice-versa. Tudo nessa área de dificuldade pode ser personalizado conforme sua vontade, bem parecido com a filosofia da Codemasters com a Fórmula 1.

Grid Legends
Codemasters/Divulgação

Acho que agora está na hora de falar dos números: Grid Legends vai ter mais de 130 traçados com locais do mundo real como Londres e Moscou, e também algumas localidades novas como Strada Alpina, que lembra bastante dos Alpes suíços. Além disso, o game tem mais de 40 carros já anunciados, mas a Codemasters diz que vai revelar mais "algumas dezenas" de veículos até o lançamento do jogo. Os bólidos estão divididos em nove categorias: Touring, Drift, Trucks, Especiais, Elétricos, Monopostos, Tuner, GT e Track Day e cada uma dessas categorias se dividem em outras subcategorias.

O lançamento de Grid Legends, que chega ao PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S e X em 25 de fevereiro e eu sei que o jogo ainda vai passar por dois meses de ajuste, porém, senti que estava jogando um game que não atinge a todos os requisitos de nova geração. Joguei num computador bem parrudo com uma GeForce RTX 2080Ti, 32 Gb de Ram e um Core i7 e, por incrível que pareça, não me senti tão impactado visualmente quanto Forza Horizon 5 me impactou.

Será que foram os 22 carros na pista? Será que ainda faltam ajustes que já pretendem para fazer um salto visual? Não sei dizer. E talvez seja isso o que precisamos dar uma olhada melhor quando o jogo chegar ao PC e consoles.

Grid Legends
Codemasters/Divulgação