Epic Games anunciou, neste domingo, o repasse de toda receita do Fortnite obtida até o dia 3 de abril deste ano para ajudar os afetados pela guerra na Ucrânia. A primeira parcial divulgada pela empresa foi de US$ 36 milhões (R$ 181 milhões na cotação atual). O valor é relativo apenas ao faturamento do battle royale entre domingo (20) e segunda-feira (21). Todos os fundos serão enviados para Direct Relief, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (UNWFP) e Agência da ONU para Refugiados (UNHCR).

No caso, as respectivas organizações estão oferecendo auxílio médico e jurídico, além de alimentos, água potável, artigos essenciais e abrigo na Ucrânia. De acordo com a publisher, outras instituições serão adicionadas nas próximas semanas.

LEIA MAIS

As compras realizadas no Fortnite que se enquadram na ação da Epic Games envolvem pacotes de V-Bucks, assinaturas do Clube Fortnite, Passes de Batalha presenteados e pacotes de itens cosméticos comprados com dinheiro real. Aquisições de cosméticos do jogo e cartões de V-Bucks que forem realizadas em lojas físicas também serão incluídas caso os itens em questão sejam resgatados no game durante o período mencionado. 

Já os V-Bucks gastos no Fortnite não estão incluídos, uma vez que não são transações realizadas com dinheiro real. A receita da Epic Games com o Fortnite equivale ao valor bruto de todas as compras no jogo ou de resgates de compras realizadas em lojas físicas, com a exclusão de impostos, taxas de plataformas de terceiros, reembolsos, devoluções e conversões.

fortnite battle royale epic games guerra ucrânia rússia doação v-bucks clube fortnite passes de batalha xbox microsoft direct relief unicef unwfp unhcr
Foto: Divulgação/Epic Games

Ao lado da Epic Games, o Xbox e a Microsoft fazem parte da iniciativa e também irão repassar as receitas obtidas com o Fortnite no decorrer do tempo estipulado. Vale lembrar que recentemente a própria Epic Games excluiu jogadores residentes na Rússia de participar de campeonatos com premiações em dinheiro do battle royale.

Além disso, essa não é a primeira vez que uma empresa de jogos anuncia ajuda à Ucrânia. No início deste mês, a Riot Games revelou que iria repassar o lucro de Passes de Batalha dos jogos VALORANT, Legends of Runeterra, Teamfight Tactics (TFT) e Wild Rift, para apoiar os esforços de ajuda humanitária na região.