Dez anos após o lançamento oficial, Final Fantasy XIV continua a surpreender. O MMORPG da Square Enix registrou um novo recorde de jogadores simultâneos na Steam durante o mês de junho.

O jogo fechou o primeiro semestre de 2021 com 47.545 pessoas se aventurando por Eorzea ao mesmo tempo, mesmo sem um novo pacote de expansão. O número supera o último pico de 41.200 jogadores na Steam, registrado em junho de 2020.

No ano passado, os jogadores abriram Final Fantasy XIV em massa para conferir as novidades da expansão Shadowbringers. Sem novos conteúdos previstos até o final deste ano, o recente aumento repentino de players pode ter uma explicação curiosa.

Segundo o PCGamer, streamers estão trocando World of Warcraft por Final Fantasy XIV após problemas e bugs com a mais nova atualização Shadowlands. A expansão de WOW está gerando loots incorretos para jogadores com níveis mais altos e até impedindo que os tesouros sejam abertos após uma missão.

A Blizzard declarou que está trabalhando para arrumar os problemas, mas o estrago foi feito. O mais recente pico de jogadores em Final Fantasy XIV foi registrado um dia após um dos maiores streamers de WOW, Asmongold, trocar de jogo e aconselhar os seguidores a fazerem o mesmo para evitar os bugs de World of Warcraft Shadowlands.

Além dos PCs, Final Fantasy XIV está disponível para PS4 e PS5. A expansão Endwalker chega em 23 de novembro trazendo uma arma da nova classe "Reaper" e o Porom Minion.

A nova classe "Reaper" é um dos destaques da nova expansão: é uma classe corpo-a-corpo que usa uma foice e invoca um avatar do Void para auxiliar o jogador nos confrontos. Eles também podem servir de hospedeiro para os avatares.