A novela entre a Electronic Arts e a FIFA ganhou contornos ainda mais dramáticos nesta sexta-feira (15), com a organização mundial de futebol dando a entender que não seguirá com o acordo de exclusividade de longa data com a publisher, formando parceria com outras entidades na indústria de games.

Em um pronunciamento oficial em seu site (via Mirror), a FIFA diz que "adotará uma nova posição comercial com games e esports para garantir que esteja melhor posicionada para fazer decisões que beneficiem todos os interessados em futebol."

As coisas ficam ainda mais claras no parágrafo seguinte: "A FIFA está otimista e animada quanto ao futuro dos games e esports para futebol, e está claro que este é um espaço que precisa ser ocupado por mais de uma parte controlando todos os direitos."

(Adivinha a quem eles se referem por "parte controlando todos os direitos"?)

A organização declara que está em discussões com "diversas figuras da indústria, incluindo desenvolvedores, investidores e analistas" para criar uma nova visão a longo prazo quanto ao setor.

"O resultado deve garantir que a FIFA tenha a opção de várias partes apropriadas com especialização para moldar ativamente as melhores experiências e ofertas possíveis para fãs e consumidores."

"A indústria de games e esports são as verticais de maior crescimento no planeta, com novos e diversos tipos de games lançando continuamente", diz a mensagem. "É, portanto, de crucial importância para a FIFA e seus interessados maximizar todas as futuras oportunidades para fãs de futebol e games."

A FIFA termina a mensagem reforçando o comprometimento para a realização de diversos torneios de esports, e integração com torneios como a Copa do Mundo, tanto masculina quanto feminina.

Na última semana, a Electronic Arts revelou que analisa mudar o nome de sua popular franquia de jogos de futebol de "FIFA" para um outro título a ser considerado no futuro.

FIFA 22 - Mbappé
FIFA/Divulgação

"Ao olharmos em frente, também estamos explorando a ideia de renomear nossos jogos de futebol da EA SPORTS globais", escreveu Cam Weber, gerente geral da divisão esportiva da publisher. "Isso quer dizer que estaremos revisando nosso acordo de direitos de nome com a FIFA, que é separado de todos os nossos outros parceiros oficiais e licenças por todo o mundo do futebol."

Posteriormente, a empresa registrou a marca de "EA Sports FC", um possível substituto para o título oficial.

De acordo com uma reportagem do New York Times, a iniciativa da publisher em mudar o nome da franquia seria devido a uma disputa entre ela e a própria FIFA, predicada tanto no valor da licença quanto seus limites.

"O cerne da disputa é financeira", diz a reportagem de Tariq Panja. "A FIFA almeja mais do que o dobro do que recebe atualmente da EA Sports, de acordo com pessoas com conhecimento sobre as negociações, um valor que aumentaria o pagamento da série para mais de US$ 1 bilhão para cada ciclo de quatro anos entre Copas do Mundo."

De acordo com a reportagem, ao limitar a exclusividade da EA, a FIFA poderia formar parcerias com outras produtoras de games — como a Epic Games, de Fortnite — para diferentes produtos, sem a necessidade de repartir os lucros com a publisher.

Vale notar que a Electronic Arts utiliza o nome FIFA para seus jogos de futebol desde o início da franquia com FIFA International Soccer, lançado em 1993 para o Mega Drive.