Diferentes fontes indicam que Dragon Age 4, próximo jogo da franquia de RPG produzida pela BioWare, será lançado somente para PS5, Xbox Series e PC. Jogadores de PS4 e Xbox One precisarão de um novo console se quiserem conferir como a série evoluirá.

Conforme publicado pelo Video Games Chronicle, o perfil de um antigo lead player designer no LinkedIn indicava que apenas essas plataformas seriam contempladas. Além disso, o VentureBeat afirma ter apurado a informação independentemente e constatado que é real.

Personagem observa castelo em Dragon Age 4.

Sabemos que o lançamento mais recente da BioWare não deixou os consoles da geração anterior de lado. Mass Effect: Legendary Edition foi lançado para PS4 e Xbox One, assim como outros títulos da EA, empresa mãe do estúdio (FIFA 22 e Battlefield 2049, por exemplo, que chegará ainda em 2021).

Pessoas supostamente envolvidas com o próximo Dragon Age disseram, em julho, que o desenvolvimento estava dentro do esperado. A princípio, é esperado que o lançamento ocorra até 2023, mas não há uma previsão mais precisa por enquanto.

Arco e flecha em Dragon Age 4.

O teaser de Dragon Age 4, revelado no The Game Awards 2020, apesar de bonito e polido, sequer configurava um trailer cinemático. Era, na verdade, um apanhado de cenas curtas e vagas ilustrando uma narração ainda mais vaga que serviu para dar a entender que a produção ainda existia, mas, por não ter uma cena que fosse de gameplay, deixou os fãs bem receosos quanto o andamento do jogo.

Inicialmente anunciado como mais um jogo como serviço, após o fracasso retumbante de Anthem e possivelmente a saturação do mercado para esse formato de jogo, recentemente a EA e BioWare voltaram atrás e anunciaram que o próximo Dragon Age seria um jogo singleplayer com foco na narrativa, o que sempre foi o ponto forte da BioWare.