Epic Games, Google e Apple. Um duelo de gigantes. Dessa vez, a Google processou a Epic Games por conta das compras dentro do aplicativo de Fornite, alegando que a empresa violou deliberadamente seu contrato de desenvolvedor com a Google Play Store.

Conforme aconteceu com a Apple e a Apple Store, a Google também removeu Fortnite de sua loja de aplicativos, o Google Play Store, em agosto de 2020, após a Epic ter decidido quebrar as regras com as quais concordou e fornecer uma forma direta de pagamento por itens digitais dentro do jogo.

A Epic então decidiu levar o caso aos tribunais e tentar provar que a Apple e a Google praticavam medidas através das quais monopolizam o mercado. Agora, após o mediático caso contra a Apple no tribunal, a Epic Games terá de enfrentar a Google.

O processo da Apple versus Epic já foi avaliado na justiça - com o resultado favorável para a Apple - mas o tribunal aceitou o argumento de que métodos de compras alternativos deveriam ser liberados, então a Apple está recorrendo dessa decisão.

Em seu processo - um arquivo de 43 páginas - a Google contou à justiça como a Epic ativou um código oculto similar ao que fez com a Apple em seu aplicativo na Google Play Store no ano passado, o que quebraria as regras “acordadas contratualmente” da Epic, levando assim à remoção do aplicativo. Segundo o Google, a Epic então deu início a uma campanha de relações públicas “com a intenção de vilanizar e prejudicar o Google, enquanto distraía a violação da Epic”.

Ao violar o acordo de distribuição de desenvolvedor da Google Play (DDA), o Google diz que a Epic enriqueceu-se injustamente às suas custas e expôs uma falha de segurança potencialmente perigosa.

“A Epic violou as disposições do DDA em 13 de agosto de 2020 ao ativar seu próprio sistema de pagamento externo por meio de um hotfix no Fortnite projetado para contornar o faturamento do Google Play. Como resultado direto da quebra de contrato da Epic, o Google sofreu lesões, incluindo a perda da ‘taxa de serviço’ do DDA em uma base global, e o ecossistema do Google Play sofreu danos porque o hotfix potencialmente expôs uma vulnerabilidade de segurança que poderia ser explorado para propósitos ainda mais nefastos”

Recentemente, a Apple disse que não considerará deixar o Fornite de volta na Apple Store até que sua batalha legal com a Epic esteja completa, o que pode demorar diversos anos.

Após a batalha judicial contra a Apple, parece que agora a Epic Games tem outro oponente.