Jogos da From Software costumam se desafiadores em absolutamente todos os aspectos. Elden Ring, por exemplo, seque deixou marcado no mapa onde eu poderia encontrar alguns NPCs para os quais eu precisava devolver itens perdidos.

LEIA MAIS

A ausência de certas conveniências contribui com o sentimento de que estamos sendo testados a todo momento. No caso dos NPCs que mencionei, por exemplo, eu me sentiria excessivamente seguro se soubesse exatamente em qual direção seguir — imagino que essa seja a justificativa da empresa.

Luta no cemitério.
FromSoftware/The Enemy.

Isso se estende até mesmo a um outro detalhe importante do jogo: pausar. Se você pode simplesmente pausar a qualquer momento, não há motivo para temer estar longe do console; a preocupação com perder as Runas arduamente conquistadas acaba sendo levemente prejudicada.

Provavelmente, é por esse motivo que Elden Ring não permite que jogadores pausem o jogo em momento algum. Caso você precise parar de jogar para abrir a porta, buscar uma encomenda ou tomar banho, terá de torcer para nenhum monstro aparecer ou se "esconder" na Mesa-Redonda. Outra forma de cotornar essa questão é colocar o console em modo de descanso... Pois é, mó preguiça de ligar de novo depois.

Aliada misteriosa.
FromSoftware/The Enemy.

Honestamente? Esse tipo de impedimento pode ser bem frustrante dependendo de quais outras obrigações você tem no dia. Acredite se quiser: existem coisas mais importantes do que jogos. No meu caso, achei extremamente desagradável. Mas já era esperado.

Elden Ring está disponível para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC. Para mais sobre o jogo, confira este texto em que descrevo como uma simples passagem pelo pântano acabou se tornando um dos maiores sustos que tomei na vida.

Aliás, em uma masmorra específica do jogo, encontrei os insetos gigantes mais assustadores na história dos jogos.