Muitas pessoas conheceram jogos de futebol por meio de séries da Konami. International Superstar Soccer, Winning Eleven, Pro Evolution Soccer (PES). O sucesso foi regra durante boa parte da jornada da empresa... Mas o pico negativo foi eFootball 2022.

No lançamento, não faltavam memes que zombavam do visual dos jogadores, além de críticas mais sérias à jogabilidade em si. De maneira geral, eFootball 2022 foi um fiasco quando surgiu. E, sim, a Konami reconhece isso.

O que mudou em eFootball 1.0.0?

Neymar em eFootball 2022.
Konami.

Quanto mais opções temos para atacar o time adversário, melhor. Certo? Ainda bem que a Konami entendeu isso e, em apresentação para o The Enemy, Robbye Ron, gerente de marca da franquia eFootball, apresentou o chamado "Stunning Kick".

Por meio dessa mecânica, jogadores tomam um pouco mais de tempo para se ajustar em relação à bola e executar um passe, cruzamento ou chute com mais qualidade. Evidentemente, a preparação exige que o jogador esteja sem muita pressão. Caso contrário, é fácil para o outro time roubar a bola.

Tive a oportunidade de testar esses chutes e passes diretamente. Confesso que, tendo jogado apenas duas partidas no escritório em que nos reunimos, não senti tanta diferença prática em relação às ações executadas, ainda que os movimentos sejam, nitidamente, mais agradáveis do ponto de vista visual.

Chute em eFootball 2022.
Konami.

Inclusive, todo o jogo parece mais bonito. Correções de bugs e animações, além dos próprios modelos, tornam o título bem mais próximo do que esperaríamos de uma série que, um dia, foi conhecida por jogos bons o bastante para baterem de frente com FIFA constantemente.

A outra mecânica destacada por Ron, que estava genuinamente animado em relação à versão 1.0.0 de eFootball 2022, foi a chamada "Pass and Run". Pense nela como uma variação da já conhecida "tabelinha" clássica executada com X/A + L1/LB.

Se você apertar X/A + R1/RB (pela configuração padrão), o jogador tocará a bola para um companheiro e correrá em direção ao espaço mais livre do campo. É importante ter em mente que, idealmente, o jogador para quem a bola foi passada precisa estar de costas para o gol adversário. Assim, estaremos numa posição mais adequada para acompanhar o jogador em movimento e passar a bola com precisão.

Passe em eFootball 2022.
Konami.

Ao contrário do que acontece quando usamos a tabelinha tradicional, o jogador não vai tocar e correr para a frente, necessariamente. Ele vai contornar aquele que recebeu a bola pelo lado que for mais inteligente, mesmo que isso signifique recuar por alguns instantes.

Essa mecânica, sim, já fez bastante diferença em poucas partidas. Com duas variações de tabela, os truques possíveis para vencer a defesa adversária se tornam mais variados. Aliás, a própria defesa passou por algumas correções, que tendem a fazer com que a experiência seja menos frustrante na hora de parar jogadores rápidos. Jogo de corpo, cercar adversários; temos mais ferramentas para nos defender e atacar.

O Time dos Sonhos

Messi em eFootball 2022.
Konami.

Já é padrão há algum tempo que jogos de futebol tenham modos online nos quais abrimos pacotes de cartas para ganharmos acesso a determinados jogadores. Dependendo de quantos deles temos, as cartas ficam mais poderosas. No caso de eFootball 2022, esse modo competitivo passa a se chamar Dream Team a partir da versão 1.0.0.

De acordo com Robbye Ron, mais importante do que simplesmente colecionar craques aleatoriamente, é fundamental priorizar aqueles que são os mais adequados para o estilo de jogo de cada um. Então, existirá, sim, uma camada de estratégia, embora boa parte do modo gire em torno de sorte, basicamente.

Bastar gastar os GPs ganhos dentro do próprio jogo para ter acesso aos jogadores mais "comuns". Outros poderão ser obtidos por meio de microtransações — e há até mesmo uma categoria com lendas do futebol, como Ronaldinho Gaúcho.

No geral, a promessa é de que não será necessário gastar dinheiro para ter um bom tipo. GPs poderão ser gastos para obter um jogador específico, anulando o fator sorte em determinados casos. Desde que as pessoas saibam como e no que investir, parece que está tudo bem.

O que ainda poderia melhorar em eFootball 2022?

Comemorando gol.
Konami.

Talvez o detalhe mais incômodo ainda presente no jogo seja o menu de substituições. Em vez de seguir o padrão vertical de FIFA, que mostra nossos jogadores bem afastados uns dos outros para sabermos exatamente quem está em qual lugar, a Konami insiste em usar um modelo horizontal.

O resultado é que o campo ilustrativo fica extremamente estreito e os nomes se tornam um amontoado de letras às vezes incompreensível. Não há indícios de que isso vá mudar no futuro próximo, mas com certeza faria muito bem ao jogo. De fato, alguns menus melhoraram, mas todos poderiam ser bem mais intuitivos.

eFootball 2022 está disponível gratuitamente para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC. A versão 1.0.0 estará disponível em 14 de abril.