eFootball 2022 foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (30), e o novo jogo de futebol da Konami não recebeu uma reação particularmente calorosa do público, tornando-se o jogo com pior avaliação na história da plataforma digital Steam em questão de horas.

O game tem atualmente 9% de avaliações positivas na plataforma, entrando para a infame categoria de jogos com análises "Extremamente Negativas". De acordo com o site Steam250, eFootball "superou" Flatout 3: Chaos & Destruction como pior jogo avaliado na plataforma.

E vale notar que esse jogo teve 2.413 análises desde que foi lançado em 2011, enquanto o jogo de futebol já chega a quase 5 mil avaliações até a publicação desta nota.

eFootball 2022 - Messi cara

Entre as principais reclamações dos usuários estão a jogabilidade pesada, travada e problemas com o tempo de resposta dos controles, assim como os diversos bugs e a péssima qualidade dos gráficos e animações.

Há também reclamações de falta de opções dentro do jogo. A Konami já havia dito anteriormente que eFootball seria essencialmente uma demo no lançamento, com número limitado de modos de jogo e times.

Logicamente, as reclamações não se limitaram ao Steam, com vários jogadores e influenciadores criticando fortemente a Konami pelo estado do jogo no lançamento. Confira abaixo:

Fãs de outras séries da Konami, que tem suas próprias histórias de horror e decepção, não perderam a oportunidade de dar suas próprias alfinetadas na publisher.

A este ponto, é difícil saber quais serão as consequências dessa péssima impressão inicial. A Konami já havia indicado no passado que o jogo evoluiria com o tempo, mas ao que parece os problemas são tão extensos e fundamentais que os desenvolvedores deverão ralar muito para não só melhorar a experiência, como recuperar a confiança dos fãs da série.

Além disso, vale lembrar que FIFA 22 sai oficialmente nesta sexta-feira (1º) para PC e consoles, e ao menos parece uma experiência funcional para os usuários (confira nosso review por aqui). No futuro, também há o UFL, jogo que assim como eFootball será gratuito, e que promete uma experiência "justa" para seus jogadores.

De qualquer forma, é longe do que se esperava quando uma nova versão de Pro Evolution Soccer foi anunciada em 2020.

eFootball 2022 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Ao menos, ele é gratuito para baixar. E pelo menos alguém promete salvação, 100% atualizada: