A Sumo Digital, desenvolvedora britânica responsável por Crackdown 3, anunciou a aquisição do estúdio The Chinese Room, criadora de jogos como Dear Esther, Amnesia: A Machine for Pigs e Everybody’s Gone to the Rapture.

A aquisição foi confirmada através de um post no blog oficial da The Chinese Room, no qual Dan Pinchbeck, cofundador do estúdio, indica que a discussão sobre a venda da empresa começou no final do ano passado – alguns meses após a companhia "pausar" seus projetos e demitir sua equipe de desenvolvimento.

"Discutimos como, com a infra-estrutura e a experiência da Sumo, poderíamos reconstruir a TCR, com a capacidade de assumir projetos maiores, oferecer melhor segurança a uma equipe e realizar algumas de minhas próprias ambições de criação de jogos que não seriam possíveis sozinho", explicou Pinchbeck.

Com a aquisição, a Chinese Room deverá continuar trabalhando em alguns projetos antigos, evoluindo mecânicas e ideias – como The 13th Interior e So Let Us Melt, um jogo de ficção científica para o Google Daydream.

Por fim, Pinchbeck afirma que o estúdio já está conversando com "parceiros potenciais" para um novo título – maior e "mais tradicional" do que jogos anteriores da Chinese Room. Detalhes sobre o projeto, no entanto, não foram revelados.