A CD Projekt divulgou nesta semana que, apesar dos pesares, Cyberpunk 2077 ainda foi um enorme sucesso de vendas, superando a marca de 13,7 milhões de unidades, o que levou ao melhor ano financeiro da empresa.

Estima-se que a empresa tenha faturado um total de 2.14 bilhões zloty poloneses (cerca de R$ 3,12 bilhões ou US$ 563 milhões) no total de receita de vendas, com lucro estimado em 1,15 bilhão de zloty (R$ 1,5 bilhão ou US$ 301 milhões).

A publisher também divulgou orgulhosamente dados como a margem de lucro da companhia em relação a custos e despesas, além de informações sobre a distribuição de vendas, tanto entre versões digitais e físicas, passando pelo tipo de plataforma, e porcentagem de cada região do mundo - com a América Latina chegando a 4% do total.

Mais escondido entre os dados ficou o valor dos reembolsos pedidos pelo público após a reação negativa ao lançamento do jogo e seus diversos bugs e problemas técnicos (particularmente no PS4 e Xbox One).

Inicialmente, o analista de mercado Mike Futter estimou que o prejuízo da empresa ficou apenas na casa dos 8,5 milhões de zloty (R$ 12,39 milhões ou US$ 2,17 milhões), com base nos dados iniciais do programa Help Me Refund.

Porém, ao destrinchar os números junto com o repórter Kyle Orland do Ars Technica, os dados da sessão "Outras Provisões" revelam que os reembolsos na verdade devem ficar na casa dos 194,5 milhões de zloty - equivalente a R$ 283,7 milhões, ou cerca de US$ 51 milhões.

Esse número leva em conta tanto o dinheiro retornado em 2020 quanto estimativas da própria CD Projekt quanto aos prejuízos relacionados a isso em 2021.

O prejuízo, porém, representa apenas 9% da receita total da empresa no último ano, o que indica que os reembolsos não foram um grande empecilho à curto prazo.

Porém, a companhia ainda tem um longo caminho a seguir para recuperar a confiança do público, já que o jogo continua fora da PlayStation Store, e todas as questões envolvendo processos de investidores e investigações governamentais da Polônia.

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