
CD Projekt RED/Divulgação
Chefe da CD Projekt diz que crunch de Cyberpunk 2077 "não é tão ruim"
Posteriormente, Adam Kicinski pediu desculpas aos funcionários do estúdio
Em meio ao novo adiamento de Cyberpunk 2077 e a contínua controvérsia envolvendo o crunch obrigatório e as jornadas de trabalho extensivas dos desenvolvedores do game, um dos CEOs da CD Projekt, Adam Kicinski, colocou ainda mais lenha na fogueira com uma declaração que veio a se arrepender.
Em uma conferência com investidores da companhia (via PC Gamer), Kicinski comentou a repercussão do crunch no desenvolvimento do RPG, dizendo que a prática no estúdio "não é tão ruim".
"Em relação ao crunch; na verdade, não é tão ruim - e nunca foi", disse. "É claro que é uma história que foi reproduzida pela mídia, e algumas pessoas têm feito crunch pesado, mas uma grande parte da equipe não está fazendo crush de forma alguma já que eles terminaram seus serviços; isso fica principalmente com Q&A e engenheiros, programadores - mas não é tão forte; é claro, ele será um pouco mais estendido, mas temos resposta da equipe; eles estão felizes com as três semanas extras, por isso não vemos nenhuma ameaça quanto ao crunch."
Vale notar que, aparentemente, a maioria dos desenvolvedores não sabiam que o jogo havia sido adiado para dezembro até a notícia tornar-se pública.
- Cyberpunk 2077 é adiado pela terceira vez; jogo chega em dezembro
- Desenvolvedores recebem ameaças de morte após adiamento de Cyberpunk 2077
- "Lançar em 19 de novembro era possível", diz CD Projekt sobre Cyberpunk 2077
Posteriormente, Kicinski enviou um email a seus funcionários pedindo desculpas pela declaração, em uma mensagem reproduzida pelo jornalista Jason Schreier, da Bloomberg.
"Do fundo do meu coração, gostaria de pedir desculpas a todos pelo que falei durante a conferência com investidores na última terça", diz o email. "Eu não queria comentar sobre o crunch, mas ainda sim comentei, e fiz isso de forma humilhante e danosa. Verdade seja dita foi só agora, quando o stress ligado à decisão do atraso e da ligação em si está se esvaindo, é que estou percebendo o verdadeiro peso das minhas palavras."
"Não tenho nada a dizer em minha defesa. O que disse foi infeliz, foi simplesmente ruim. Por isso, por favor aceitem minhas mais sinceras e honestas desculpas."
"Eu sempre tive, e ainda tenho, orgulho do coração e alma que vocês põem no que fazem todos os dias."
Kicinski também se ofereceu a falar com qualquer funcionário diretamente em seu escritório ou via Slack.
Cyberpunk 2077 está previsto para 10 de dezembro para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e Google Stadia.
- Lançamento
19.11.2020
- Publicadora
CD Projekt
- Desenvolvedora
CD Projekt RED
- Censura
18 anos
- Gênero
RPG
- Plataformas
PlayStation 4 Xbox One Xbox Series X PC PlayStation 5 Xbox Series S